Licenciamento ambiental na mineração

Publicado em

O licenciamento ambiental é uma das etapas mais importantes que compõe a atividade mineradora. O processo administrativo de licenciamento tem o objetivo de alinhar o desenvolvimento econômico à preservação do meio ambiente nos locais de exploração mineral.

A mineração é uma atividade que exerce grande interferência ambiental. Sendo assim, o licenciamento é uma forma de minimizar os impactos causados pela mineração ao meio ambiente e torná-la mais segura. O Licenciamento Ambiental é conceituado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA 237/97) como “Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras; ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicadas ao caso.”

A atividade mineradora é regulamentada pela Constituição, pelo Código de Mineração e pelas portarias e leis. As leis são específicas para o setor de mineração e podem ser de âmbito federal, estadual ou municipal. A infração e o não cumprimento das regras de licenciamento ambiental são considerados crimes ambientais e estão sujeitos à detenção.

Como é feito o licenciamento ambiental?

O processo administrativo de licenciamento ambiental pode ser dividido em três etapas: Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação.

A Licença Prévia é a primeira fase do processo e avalia as condições naturais e a viabilidade do lugar pretendido para a exploração. Nessa etapa inicial deve ser feito um planejamento e um levantamento de informações que considere aspectos econômicos, ambientais e sociais para a região. A Licença Prévia deve ser emitida em documento comprovando os fatores imprescindíveis para a realização da atividade no local.

A Licença de Instalação é um processo que autoriza a instalação da mineradora e consiste na implantação de medidas de controle ambiental. Além disso, a licença prévia prepara o local no qual a atividade mineradora estará situada por meio de um viés ambiental, social e econômico.

A Licença de Operação autoriza e viabiliza o início das atividades. Nesta fase estão os procedimentos de lavra e beneficiamento mineral. Assim como as outras etapas, a Licença de Operação exige documentos de comprovação autenticados em cartório.

Portanto, é possível perceber que o Licenciamento Ambiental é fundamental para o exercício da mineração no Brasil. O processo de licenciamento permite maior controle sobre as empresas e Cidades e Minerais e é imprescindível para a realização da atividade. Em casos de irregularidades nessa área, a fiscalização ambiental pode e deve ser severa em relação às fiscalizações e detenções.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...