Morre Chico Ferramenta, ex-prefeito de Ipatinga e liderança histórica do PT no Vale do Aço

Publicado em

 

Morreu aos 64 anos nesta terça-feira, 4 de junho, o ex-prefeito de Ipatinga Francisco Carlos Delfino, o popular Chico Ferramenta, liderança histórica do Partido dos Trabalhadores (PT) no Vale do Aço. Ele estava internado no Hospital Márcio Cunha tratando de problemas respiratórios e renais, mas não resistiu. Ele lutava contra uma pneumonia desde abril. A unidade de saúde emitiu um comunicado confirmando que a morte foi registrada às 12h04.

Chico Ferramenta exerceu o mandato de prefeito de Ipatinga em três ocasiões, entre 1989 e 2004, sempre pelo PT. Ele também exerceu mandatos de deputado estadual em 1987 e de deputado federal em 1995, sendo líder da bancada do PT na Câmara. Ele também foi presidente do diretório do partido em Minas Gerais, em 1993.

Chico Ferramenta ainda tentou voltar à Prefeitura de Ipatinga em 2008, mas teve o registro de sua candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral por conta de pendências nas contas de administrações passadas.

O Prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), decretou luto oficial por três dias em razão do falecimento de Chico Ferramenta e lamentou a perda do político, a quem classificou como “grande liderança”. Em nota divulgada pela vereadora de Ipatinga Cecília Ferramenta (PT), esposa de Chico, a família também lamentou a morte do político e deu informações sobre seu sepultamento.

Nota da família

“Com profunda tristeza e pesar, que comunicamos o falecimento do nosso Chico Ferramenta, ocorrido nesta terça-feira (4 de agosto), às 12h04, no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. O velório será realizado no ginásio do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, no bairro Veneza. O sepultamento será no Cemitério Parque Nossa senhora, em Ipatinga, por enquanto sem definição quanto ao horário. Agradecemos a todos pelas orações e o eterno carinho para com o Chico. Chico foi, acima de tudo, um Companheiro e Amigo! Nossa eterna Gratidão! Cecília, Frederico, Lucas e Wladimir”

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...