Semana do Meio Ambiente: Ipatingão terá plantio de 131 mudas de árvore em seu entorno

Publicado em

 

O Departamento de Meio Ambiente (Demam) da Prefeitura de Ipatinga irá realizar várias ações para comemorar a Semana do Meio Ambiente no município. Em 2024, o Dia Mundial do Meio Ambiente cai na quarta-feira, 5 de junho. Um dia antes, o estádio Ipatingão receberá o plantio de 131 mudas de árvore em seu entorno.

Conforme proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), o tema central neste ano é “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”.

A diretora de Meio Ambiente, Fernanda Freitas, explica a ação: “É necessário fomentar em nossas atividades diárias ações que ajudem a enfrentar as crises das mudanças climáticas, da perda da biodiversidade e da poluição. Precisamos conscientizar os cidadãos sobre a importância das boas práticas ambientais logo nos primeiros anos de vida”.

Por conta disso, o município polo da região siderúrgica preparou uma série de iniciativas, especialmente para alcançar as crianças, segundo a gestora. “Teremos uma semana rica, com bastante conteúdo para todos. Vale a pena participar”, acrescenta a diretora do Demam.

Programação da Semana do Meio Ambiente em Ipatinga

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) será responsável pelo plantio de mudas para revitalizar e arborizar o estacionamento do estádio Ipatingão. A ação está prevista para começar às 9h da terça-feira (4).

As 131 mudas plantadas no local terão altura a partir de 2 metros quando atingirem a idade adulta. Entre as espécies a serem plantadas no espaço estão árvores como Quaresmeiras, pés de Acerola, Jacarandá-mimoso, Ipê-amarelo e Jambo-vermelho, de acordo com o Demam. O órgão lembra que no local onde a ação será realizada foram suprimidas recentemente algumas árvores que se encontravam em situação precária, o que reforça a importância do novo plantio.

Já, na quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir das 9h haverá uma Blitz Ecológica com distribuição de mudas na avenida Burle Marx. “Vamos ter uma semana celebrativa, educativa e pedagógica para mostrar e reafirmar o compromisso que todos devemos ter com o respeito, cuidado e zelo pelo meio ambiente. Essa é uma responsabilidade compartilhada”, resumiu Fernanda Freitas.

 Na quinta (6) e na sexta-feira (7), de 8 às 17 horas, será realizado um Curso sobre Legislação Ambiental a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), no Viveiro Municipal. O curso é direcionado a produtores rurais. Informações pelo telefone (31) 3829-8079.

No fechamento da Semana do Meio Ambiente, no sábado (8), haverá Passeio Ecológico ao Parque Samambaia, visita à Horta Comunitária na região do Bom Jardim e à Zona Rural do município. De acordo com o Demam, serão disponibilizadas 30 vagas, a serem ocupadas por maiores de 11 anos. A saída será às 8h, no Viveiro Municipal.

Para se inscrever, o interessado deve enviar seus dados (nome completo, CPF, telefone e e-mail) para o endereço eletrônico passeioecologicopmi2024gmail.com. Os 30 primeiras a enviar mensagens terão direito a participar da ação.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...