50º Festival de Inverno de Itabira: divulgada a programação completa com grandes atrações

Publicado em

 

A Prefeitura de Itabira e a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) realizaram, na noite desta quinta-feira (27), o anúncio oficial da agenda completa do 50º Festival de Inverno de Itabira. O evento contou com a presença de autoridades, artistas, parceiros do evento e patrocinadores.

“Para nós, é uma honra poder realizar o Festival de Inverno de Itabira, um evento que permaneceu durante 50 anos e ainda tem uma vida longa. Todos nós sabemos da importância do Festival de Inverno para a cidade. A gente vem buscando fazer a gestão da FCCDA com várias mãos, integrados num pensamento de buscar que Itabira se torne uma rota de ativação de cultura e turismo na nossa região”, declarou o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara.

WhatsApp Image 2024 06 28 at 00.42.11 e1719546256663
Foto: Tatiana Linhares – Marcos Alcântara e Marco Antônio Lage descerrando placa comemorativo do 50º Festival de Inverno de Itabira

Sobre a agenda do Festival de Inverno

O evento contou com a apresentações culturais de alunos da Escola Livre de Música, Drummonzinhos e Coral da FCCDA. Em seguida, Marcos Alcântara deu uma prévia da agenda frisando os grandes nomes da música nacional presentes no festival deste ano.

Com o tema “(In)Confidências itabiranas”, se inspirando no famoso poema de Carlos Drummond de Andrade, o 50º Festival de Inverno homenageia Lúcio Sampaio, psicólogo, jornalista e fundador do jornal O Cometa Itabirano. Além disso, outra novidade é que os ingressos para espetáculos no Teatro da FCCDA e show na Concha Acústica serão retirados gratuitamente com troca por alimentos não perecíveis.

Os grandes shows ficam a cargo de Maria Rita, Samuel Rosa, Maneva, Detonautas, Rastapé, Frejat, Marcos Viana, Los Sebosos Postizos, Paralamas do Sucesso, Jorge Aragão e Seu Jorge. A cerimônia de abertura acontece na quinta-feira, dia 4, a partir das 20h, na Concha Acústica. Além do show de Ana Cañas, ainda acontecem apresentações de DJ Adoniran e Tributo a Nandy Xavier.

A programação do Festival de Inverno inclui ainda intervenções artísticas, exposições, rodas de conversa, lançamento de livros, apresentações circenses, cinema e espetáculo de dança e teatrais. No quesito artes cênicas, destaque para a Mimulus Escola e Cia de Dança; o espetáculo “Cabaré Coragem”, do Grupo Galpão e “Por menor de ausência”, com o ator Giuseppe Oristanio. Ao todo, serão 8 espetáculos para adultos e 7 infantis.

Confira a programação completa no site da FCCDA.

Ausência da Vale

Durante a cerimônia de anúncio da agenda, o prefeito Marco Antônio Lage fez questão de destacar a importância da presença de patrocinadores do Festival de Inverno e ressaltar a ausência da Vale entre eles. “Agradecemos aos patrocinadores pela sensibilidade em participar da edição de número 50 do Festival de Inverno. Sicoob Credivale, Cerveja Ayres e Claro assumem esse papel importantíssimo de aproximação entre poder público e privado, porque a cultura dá retorno institucional e comercial. Eles são fundamentais. A Vale não está nesse ano, mas tenho certeza de que ela vai sucumbir e se tornar uma patrocinadora no futuro”.

WhatsApp Image 2024 06 28 at 00.42.11 1 e1719546293536
Foto: Tatiana Linhares – Prefeito Marco Antônio Lage fala sobre apresentação da agenda completa do Festival de Inverno

Para o prefeito de Itabira, “o Festival de Inverno é uma união de propósitos. A gente caminha para transformar a cultura em uma potência de formação humana, educação e econômica. A gente investe em eventos porque eles geram empregos, formam cidadãos, educam, atraem turistas, impulsionam a economia. Se nós nos prepararmos bem e aproveitarmos dessa vocação que Itabira já tem, a cultura se consolidará como uma das alternativas econômicas para a exaustão mineral. Nós apostamos nisso. Vamos fazer um grande evento para ficar na história de Itabira”, afirmou Marco Antônio Lage.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios