Produção e reaproveitamento de resíduos na mineração

Publicado em

A produção de resíduos na atividade mineradora é responsável por diversos impactos ambientais. No entanto, é possível encontrar um fim mais sustentável para esses resíduos. Confira na matéria abaixo:

A extração e produção de minérios é uma prática que interfere muito na natureza. O processo de mineração resulta em dois tipos de resíduos: Estéreis e Rejeitos. Os resíduos estéreis são fragmentos sólidos provenientes da extração mineral em rochas. Eles não possuem valor econômico e são acumulados em pilhas. Os rejeitos são os mais conhecidos e nocivos ao meio ambiente, pois são partículas finas de materiais contaminantes. Também chamados de “lama”, os rejeitos são provenientes  do processo de beneficiamento dos minérios. Esse processo consiste na separação dos minérios utilizando a água. Apesar de existirem outras metodologias de beneficiamento, este é o mais utilizado no Brasil devido ao seu baixo custo. Para a contenção da lama, são construídas barragens de rejeitos. Um exemplo, é a Barragem de Fundão localizada em Mariana, Minas Gerais, a qual foi responsável pelo maior desastre ambiental da história do Brasil.

Desastre causado pelo rompimento da barragem de Fundao em Mariana Minas Gerais. Imagem Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
Desastre causado pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais. Imagem: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Os resíduos gerados pelas empresas de mineração estão submetidos às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a qual impõe às mineradoras o Plano de Gerenciamento de Resíduos. Cada empresa deve desenvolver o seu plano com base nas diretrizes da PNRS para desenvolver legalmente as suas atividades.

O que fazer com os resíduos?

Diante do contexto climático-ambiental que o mundo enfrenta e a urgência de práticas sustentáveis, muitas pesquisas sobre o que fazer com os resíduos estão sendo realizadas. O MiningHub, por exemplo, é uma iniciativa que apoia e investe nessas pesquisas e nas possibilidades de reaproveitamento dos resíduos.

Um artigo desenvolvido por Marina Duque Silveira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mostra como os resíduos da mineração podem ser utilizadas nas construções civis a fim de reduzir os impactos ambientais causados pela atividade. Em seu trabalho, Marina cita o projeto de reaproveitamento de rejeitos realizado pela empresa Minérios Itaúnas Ltda (MINERITA) como exemplo. Em parceria com o SENAI, a empresa realizou uma série de pesquisas e testes sobre o reaproveitamento dos rejeitos obtidos no processo de beneficiamento. Após a aprovação dos testes, a empresa se tornou referência em reaproveitamento de resíduos para materiais de construção civil.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios