Justiça Federal de Minas Gerais inicia ação penal por Brumadinho após determinação do STF

Publicado em

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, alegou que a demora na tramitação do processo poderia extinguir punibilidades.

No dia 17 de janeiro, o STF determinou que a Justiça Federal de Minas Gerais iniciasse a ação penal pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho. De acordo com a Ministra Rosa Weber, havia risco prescricional no processo, ou seja, a demora na tramitação poderia gerar impunidade aos responsáveis. A ação tem como foco a apuração dos responsáveis pelas 270 mortes causadas pelo rompimento da barragem da Vale. A ação penal iniciada em fevereiro de 2020 e possui 16 executivos da Vale e da Tüv Süd (empresa de consultoria em barragens) como réus no processo.

rosa webwr sco stf 1
Ministra Rosa Weber | Presidente do Supremo Tribunal Federal. Imagem: Reprodução pt.org

O Ministério Público de Minas Gerais havia solicitado o retorno da ação para a esfera Estadual. No entanto, o STF determinou que o caso era de competência da Justiça Federal, após o pedido de dois réus do processo, Fábio Schvartsman e Felipe Figueiredo.

De acordo com a Associação de Vítimas e Atingidos Pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Abravum), o processo deveria seguir sob responsabilidade da Justiça Estadual. A associação alega que a transferência para a esfera federal provocaria atraso na resolução do processo.

Desastre em Brumadinho

O rompimento da barragem do Córrego do Feijão, da Vale, ocorreu em 25 de janeiro de 2019 e foi considerado o maior acidente de trabalho da história do Brasil. A lama de rejeitos espalhada sobre o município de Brumadinho resultou em 270 mortes e incontáveis prejuízos sociais, ambientais e financeiros.

Após 4 anos do rompimento da barragem, a impunidade nos processos é uma pauta muito debatida no país. Clique no link a seguir e saiba mais sobre o município de Brumadinho.

https://cidadeseminerais.com.br/historia-e-tradicao-brumadinho-completa-84-anos/

 

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios