Municípios do Vale do Lítio receberão visitas da Ouvidoria Geral do Estado a partir da próxima segunda-feira (8)

Publicado em

 

A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) concluirá na próxima segunda-feira (8) o ciclo de viagens pelas cidades do Vale do Lítio, projeto econômico-social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

De acordo com o Governo de Minas, o projeto tem como objetivo desenvolver os municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, a partir da cadeia produtiva do lítio. No trabalho da ouvidoria, uma estará nas ruas para ouvir, de forma presencial, os moradores das cidades de Pedra Azul (8/7), Medina (9/7), Itaobim (10/7) e Itinga (11/7).

Ainda segundo o Executivo, trata-se da terceira viagem da Ouvidoria-Geral do Estado para a região em menos de dois meses. “Ao todo, serão 12 municípios atendidos em 13 dias, com mais de 1.100 quilômetros de estradas percorridos. Serão mais de 100 horas de atendimento presencial ao cidadão por meio do projeto Ouvidoria Móvel, que tem caminhado pelas ruas, praças e o comércio local, e de capacitação aos servidores a partir do programa A Voz dos Mineiros, com o objetivo de criar e fortalecer ouvidorias municipais”, informa o governo.

No último mês de maio, as visitas foram realizadas em Rubelita, Coronel Murta, Araçuaí e Virgem da Lapa. Em junho, a equipe da OGE passou por Teófilo Otoni, Turmalina, Capelinha e Malacacheta. Salinas, que também integra o Vale do Lítio, já havia recebido a visita da equipe em abril deste ano.

Ações estratégicas

O projeto Ouvidoria Móvel leva atendimento presencial aos mineiros para esclarecer dúvidas, divulgar os canais de atendimento e registrar manifestações soibre os serviços públicos estaduais. A iniciativa possibiulita que os cidadãos fiscalizem a gestão pública estadual. Neste ano, já foram realizadas 25 Ouvidorias Móveis pelas cidades do interior e diversos pontos de Belo Horizonte.

Em outra frente, a OGE/MG tem apoiado os municípios na criação e aperfeiçoamento de canais de ouvidorias públicas por intermédio do programa A Voz dos Mineiros. A ação contempla consultorias especializadas, com etapas de capacitação, diagnóstico e proposta de implementação.

Vale do Lítio

Depois de um ano de sua apresentação, o projeto Vale do Lítio já colhe frutos nos municípios que abrigam a maior reserva nacional do mineral. Mais de 10 mil empregos diretos e indiretos foram gerados na região, proporcionando aumento da renda para a população local. Os investimentos ultrapassam os R$ 5,5 bilhões, de acordo com o Governo de Minas.

Canais de atendimento

Os cidadãos também podem registrar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios pelos canais de atendimento da OGE/MG:

– Bel, assistente virtual da OGE/MG – (31) 3915-2022 (Whatsapp)

– Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br

– Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)

– Telefones: 162, Disque – Ouvidoria e 136, Disque – Saúde

Fonte: Agência Minas

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios