‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

Publicado em

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar negociações envolvendo oito prefeituras, dez mineradoras, o governo do Estado e a União na “Rodovia do Minério”.

O objetivo é estabelecer uma rota alternativa que possa desviar a circulação diária de cerca de 1.500 carretas de minério para longe de um dos trechos mais perigosos da BR-040, também conhecida como Rodovia do Minério, que se estende entre Nova Lima, na região metropolitana de BH, e Conselheiro Lafaiete, na região central.

Prefeitos buscam acordo para diminuir acidentes na “Rodovia do Minério”

Propostas lideradas pelos prefeitos de Minas Gerais e pela Associação Brasileira das Cidades Mineiras (Amig) foram submetidas ao Centro Nacional de Autorresolução de Conflitos e Segurança Jurídica para discussão, aumentando a expectativa para o ritmo das discussões . O ministro da Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, disse que o tempo médio para resolução de conflitos caiu 70% desde que o órgão foi criado em 2021.

Agora, um dos pedidos de acordo mais complexos negociados pela CommScope busca uma solução para mitigar os perigos na BR-040, de 54 quilômetros de extensão, que, segundo a Amig, terá uma média anual de danos entre 2020 e 2022. Houve 156 mortes.

O projeto prevê que a empresa proceda à revitalização da estrada existente e realize obras de alargamento, compactação e pavimentação para criar uma nova estrada estruturalmente sólida e capaz de receber tráfego de camiões pesados.

Além disso, será necessário estabelecer um terminal ferroviário para permitir a circulação de mercadorias. Apesar da complexidade, o prefeito acredita que a proposta é a mais viável para melhorar o acesso e reduzir acidentes na BR-040.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios