Semana de Meio Ambiente na Mineração

Publicado em

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente deve ser celebrado com sensibilização e troca de conhecimentos por todos. Devemos conhecer metas de sustentabilidade, além de ações implementadas pelas empresas mineradoras. Afinal, Minas Gerais é um verdadeiro pátio de extração, classificação e embarque da mineração.

O foco nessas ações deve ser nas iniciativas de diminuição, controle e gestão dos impactos ambientais, além de uma estrutura voltada para o tema Sustentabilidade, com iniciativas desde a diminuição da pegada de carbono, reuso de recursos naturais, logística reversa, até um alinhamento dessas políticas com os anseios das comunidades.

É muito comum observarmos alguns empreendimentos adotarem uma política ESG (Environmental, Social and Governance), que em português pode ser traduzido como ambiental, social e governança. A adoção da sigla ESG representa uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre as empresas e seus investidores. Mas será que essas organizações são realmente ESG?

Não basta apenas publicar nos meios de comunicação que estamos alinhados com o conceito, se na prática essas políticas estão em desacordo com o G de governança. Esta é a peça-chave para que as diretrizes sejam realmente enraizadas e farão parte dos processos e da rotina dos colaboradores da empresa.

É triste observar um discurso nas redes sociais e meios de comunicação, sendo que na prática temos uma falta de acordo em inúmeros processos ambientais, deixando a principal vítima (o Meio Ambiente) numa interminável batalha judicial.

É preciso mais esforços corporativos alinhados com as expectativas da sociedade, avanços de mercado e necessidades do negócio. É necessário a integração da estratégia com a sustentabilidade para transversalisar práticas ambientais nas operações e na organização. É preciso ampliar o diálogo e coordenação com stakeholders chave. Só assim vamos materializar o conceito ESG.

 

Por Maurício Eleto

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...