Governo anuncia Conselho Nacional de Política Mineral com 1° reunião para abril

Publicado em

Na quarta-feira (13), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a criação do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), uma iniciativa estratégica para orientar e assessorar a Presidência da República na formulação de políticas voltadas para o setor mineral.

O CNPM seguirá os moldes do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e terá como principal missão monitorar e desenvolver políticas públicas que promovam uma mineração mais sustentável e segura.

Saiba mais sobre o Conselho Nacional de Política Mineral

Com sua primeira reunião marcada para abril, o Conselho Nacional de Política Mineral será presidido pelo próprio ministro Silveira e contará com a participação de representantes de 17 ministérios, além da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

A composição diversificada do conselho reflete a importância atribuída à colaboração interministerial e à expertise técnica na formulação de políticas eficazes para o setor mineral.

Uma das principais metas do CNPM será a implementação de medidas que visem prevenir novas tragédias como as ocorridas em Mariana e Brumadinho, reforçando a segurança e a sustentabilidade das atividades mineradoras. Especial atenção será dada à segurança das barragens de rejeitos, com a proposição de diretrizes mais rígidas e a fiscalização rigorosa das operações.

Projeto irá mapear minas fundamentais para a produção de alimentos e a segurança alimentar do país

Além disso, o ministro Silveira anunciou que o Conselho Nacional de Política Mineral priorizará o Programa Mineração para Segurança Alimentar, destinado ao mapeamento de minas de potássio, fosfato e fertilizantes naturais.

Esses recursos são fundamentais para a produção de alimentos e a segurança alimentar do país, e espera-se que o investimento previsto de R$ 105 milhões até 2025 contribua significativamente para esse fim.

Como parte dos esforços para fortalecer a gestão e o conhecimento do potencial mineral do Brasil, o ministro também assinou uma portaria que institui o Plano Decenal de Mapeamento Geológico Básico e Levantamento de Recursos Minerais.

Esse plano estabelece as diretrizes e orientações para o mapeamento geológico em todo o país, fornecendo dados essenciais para a identificação e a avaliação dos recursos minerais brasileiros.

Com essas iniciativas, o governo busca promover um ambiente de mineração mais responsável, seguro e sustentável, alinhado aos princípios do desenvolvimento econômico e social equilibrado e à preservação ambiental.

O Conselho Nacional de Política Mineral – CNPM surge como uma ferramenta estratégica para guiar o setor mineral em direção a um futuro mais promissor e consciente.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...