Reginaldo Calixto: Transformando colaboradores em empreendedores

Publicado em

As mudanças tecnológicas das últimas décadas exigem novas formas de conduzir os negócios e de gerenciar pessoas. As organizações com estruturas conservadoras, verticalizadas e piramidais estão sendo substituídas por estruturas interativas, capazes de possibilitar que os profissionais participem, ativamente, das decisões.

Atualmente, na maioria das empresas, o capital intelectual vale mais do que os bens materiais; ou seja, a força de um empreendimento está nas mãos de quem tem a capacidade de criar e não nas de quem detém, simplesmente, o capital financeiro.

Neste sentido, cabe o questionamento: em uma sociedade na qual o comportamento humano tem se tornado uma ferramenta privilegiada de crescimento, como transformar colaboradores em verdadeiros empreendedores? Ou seja, como capacitar profissionais com habilidades especiais e inovadoras, com ideias e, principalmente, com a capacidade de colocá-las em prática?

Vale lembrar que não existe uma receita mágica para essa transformação, mesmo porque se trata de seres humanos, com toda a sua complexidade. Existem, portanto, valores que impulsionam para que os resultados e realização de objetivos se concretizem.

Um dos meios de transformação é através da educação. Não se trata de introduzir novos cursos de forma simplista, mas sim de contextualizar o processo ensino-aprendizagem, enfatizando o desenvolvimento do indivíduo. Criar um ambiente favorável ao pensamento empresarial possibilita a geração de novos empreendedores.

Outra forma de desenvolver empreendedores, bastante utilizado por muitas organizações, é a formação de grupos de colaboradores para decidirem sobre um determinado problema. Incentivar a participação de todos é fundamental. Como equipe, essas pessoas encontrarão excelentes ideias e oportunidades para desenvolver estratégias e ações com vistas ao encaminhamento de ações.

É imprescindível deixar que todos se sintam tranquilos e com liberdade para expor suas ideias, independentemente de elas serem possíveis ou não no momento. Quanto mais reflexões e interatividade, melhor!

Para que os valores organizacionais sejam viabilizados, é preciso que os valores humanos também sejam considerados. Os gestores são dependentes dos profissionais que fazem parte da organização e devem propiciar a produção do conhecimento perante um mercado em constante transformação.

A necessidade de informações gera um ambiente que proporciona um relacionamento no qual a liberdade de ação dos colaboradores deve estar presente para que a criatividade e a produtividade possam ser desenvolvidas.

Incentive o empreendedorismo e siga em frente!

1 6
Reginaldo Calixto
é administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Foi Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itabira.

 

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios