Termina nesta quinta-feira (15) um importante debate promovido pela revista Brasil Mineral em parceria com a consultoria Integratio e o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra): A 8ª edição do Mineração &/X Comunidades. O evento gratuito tem como principais metas promover o diálogo construtivo e colaborativo entre a indústria de mineração e as comunidades que são direta e indiretamente impactadas por seus projetos.
A programação inclui palestras e debates com especialistas do setor mineral e tem agenda cheia para a tarde de hoje. O evento contou nessa quarta-feira, 14, com a participação do presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungman. “Não existe civilização sem minério. E eles estão nos caminhos da própria subsistência da humanidade, pois não há transição para uma economia de baixo carbono sem contar com os minerais estratégicos”, lembrou.
Porém Jungmann destacou que não existe futuro para nenhuma atividade econômica que não tenha, além da sustentabilidade, a responsabilidade: “Temos que ser responsáveis pelos impactos que criamos. E, a cada dia, temos trabalhando em prol de uma atividade 100% focada nas questões envolvendo as práticas ESG para minimizar ao máximo esses impactos”.
Equilíbrio
O presidente do Ibram também evidenciou a importância da correta aplicação e destinação dos tributos recolhidos a partir das atividades minerais para contribuir de forma eficaz à qualidade de vida daqueles que vivem próximos delas.
Também participaram do encontro Cristiano Parreiras, diretor do Sindiextra, João Luiz de Carvalho, o vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), Leandro Cesar de Carvalho, o superintendente da Agência Nacional de Mineração (ANM), e Valdir Salvador, representante da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig).
O evento está sendo realizado na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) em Belo Horizonte (MG). A programação completa pode ser consultada no link.