Ibram participa de debate Mineração x Comunidades em evento na Fiemg

Publicado em

 

Termina nesta quinta-feira (15) um importante debate promovido pela revista Brasil Mineral em parceria com a consultoria Integratio e o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra): A 8ª edição do Mineração &/X Comunidades. O evento gratuito tem como principais metas promover o diálogo construtivo e colaborativo entre a indústria de mineração e as comunidades que são direta e indiretamente impactadas por seus projetos.

A programação inclui palestras e debates com especialistas do setor mineral e tem agenda cheia para a tarde de hoje. O evento contou nessa quarta-feira, 14, com a participação do presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungman. “Não existe civilização sem minério. E eles estão nos caminhos da própria subsistência da humanidade, pois não há transição para uma economia de baixo carbono sem contar com os minerais estratégicos”, lembrou.

Porém Jungmann destacou que não existe futuro para nenhuma atividade econômica que não tenha, além da sustentabilidade, a responsabilidade: “Temos que ser responsáveis pelos impactos que criamos. E, a cada dia, temos trabalhando em prol de uma atividade 100% focada nas questões envolvendo as práticas ESG para minimizar ao máximo esses impactos”.

Equilíbrio

O presidente do Ibram também evidenciou a importância da correta aplicação e destinação dos tributos recolhidos a partir das atividades minerais para contribuir de forma eficaz à qualidade de vida daqueles que vivem próximos delas.

Também participaram do encontro Cristiano Parreiras, diretor do Sindiextra, João Luiz de Carvalho, o vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), Leandro Cesar de Carvalho, o superintendente da Agência Nacional de Mineração (ANM), e Valdir Salvador, representante da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig).

O evento está sendo realizado na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) em Belo Horizonte (MG). A programação completa pode ser consultada no link.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...