A Cachoeira de Três Barras era chamada de Cachoeira de São Miguel. O antigo nome era uma referência ao Rio São Miguel, principal curso de água que forma a linda quedas da cachoeira.
No entanto, a origem do nome “Três Barras” é uma referência ao encontro de três rios: o Rio Cubas, o Rio São Miguel e o Rio Santo Antônio. Nas proximidades desse encontro de águas, foi formado um povoado, chamado de Três Barras. Atualmente, o povoado é considerado distrito do município de Conceição do Mato Dentro e carrega importantes histórias sobre o desenvolvimento da região.
Três Barras ficou movimentada após a instalação da fábrica de ferro dos alemães Herman Utsch e seus dois filhos, vindos de Morro do Pilar para Cubas, região de Três Barras. Lá, o famoso pozinho escuro que abarrotava as baterias dos garimpeiros virava ferro fundido, eles já tocavam uma fundição de ferro na Alemanha.
Tanto Cubas quanto Três Barras estavam dentro da propriedade de Herman Utsch, a qual foi concedida ao alemão pela coroa portuguesa para a instalação da primeira fábrica de ferro do Brasil. Esta fábrica deu uma certa vantagem aos portugueses na conquista e no garimpo, pois Portugal agora tinha as ferramentas necessárias para tais serviços, evitando trazê-las da Europa.
Ao longo dos anos, a propriedade se tornou herança de sua família: ass terras onde se localiza a Cachoeira de Três Barras, sendo a cachoeira com o mais fácil acesso de todas na região. Devemos lembrar que Três Barras também detinha da usina de energia que atendia Conceição, a usina velha, mas isso vai ficar para as próximas histórias.
Para conhecer, siga no sentido à Belo Horizonte e vire a direita no boteco do Zé Veloso. Siga em frente e na primeira bifurcação, à esquerda, siga para a cachoeira. À direita, você irá para o distrito de Três Barras. A cachoeira já pode ser vista no início do trajeto. Recomenda-se a contratação sempre de guias locais, pois eles sempre sabem dos melhores acessos e como se comportar em qualquer situação que se faça assim necessário.
Leandro Jorge Vida
Guia turístico
A Solução da Vida ao Ar Livre – Receptivo Turístico em Conceição do Mato Dentro – MG @leandrovidatur.