Cachoeira de Três Barras – Conceição do Mato Dentro

Publicado em

A Cachoeira de Três Barras era chamada  de Cachoeira de São Miguel. O antigo nome era uma referência ao Rio São Miguel, principal curso de água que forma a linda quedas da cachoeira.

No entanto, a origem do nome “Três Barras” é uma referência ao encontro de três rios: o Rio Cubas, o Rio São Miguel e o Rio Santo Antônio. Nas proximidades desse encontro de águas, foi formado um povoado, chamado de Três Barras. Atualmente, o povoado é considerado distrito do município de Conceição do Mato Dentro e carrega importantes histórias sobre o desenvolvimento da região.

Três Barras ficou movimentada após a instalação da fábrica de ferro dos alemães Herman Utsch e seus dois filhos,  vindos de Morro do Pilar para Cubas, região de Três Barras. Lá, o famoso pozinho escuro que abarrotava as baterias dos garimpeiros virava ferro fundido, eles já tocavam uma fundição de ferro na Alemanha. 

Tanto Cubas quanto Três Barras estavam dentro da propriedade de Herman Utsch, a qual foi concedida ao alemão pela coroa portuguesa para a instalação da primeira fábrica de ferro do Brasil. Esta fábrica deu uma certa vantagem aos portugueses na conquista e no garimpo, pois Portugal agora tinha  as ferramentas necessárias para tais  serviços, evitando trazê-las da Europa. 

Ao longo dos anos, a propriedade se tornou herança de sua família: ass terras onde se localiza a Cachoeira de Três Barras, sendo a cachoeira com o mais fácil acesso de todas na região. Devemos lembrar que Três Barras também detinha da usina de energia que atendia Conceição, a usina velha, mas isso vai ficar para as próximas histórias.

Para conhecer, siga no sentido à Belo Horizonte e vire a direita no boteco do Zé Veloso. Siga em frente e na primeira bifurcação, à esquerda, siga para a cachoeira. À direita, você irá para o distrito de Três Barras. A cachoeira já pode ser vista no início do trajeto. Recomenda-se a contratação sempre de guias locais, pois eles sempre sabem dos melhores acessos e como se comportar em qualquer situação que se faça assim necessário.

Leandro Jorge Vida
Guia turístico
A Solução da Vida ao Ar Livre – Receptivo Turístico em Conceição do Mato Dentro – MG @leandrovidatur.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...