A terra natal do poeta Carlos Drummond de Andrade se prepara para receber a 4ª edição do Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira. O evento que tem o escritor itabirano como Patrono e, esse ano, a quilombola centenária Dona Tita como Personalidade Homenageada, vai girar entorno do tema “Amor, Literatura e Ancestralidade”.
O Flitabira vai acontecer entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, com entrada gratuita, em estrutura montada na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e em seu entorno. O evento conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura.
Além de encontros de escritores, uma grande feira de livros, palestras e bate papos, a programação do festival abriga duas importantes premiações: o Prêmio de Redação e Desenhos e Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano.
Confira programação completa clicando aqui!
Flitabira premia crianças e adolescentes
Um dos momentos mais esperados do 4.º Flitabira é o Prêmio de Redação e Desenho, cujo tema será o mesmo do Festival: “Literatura, Amor e Ancestralidade”. Como sugestão de redação, os alunos devem escrever uma fanfic com base na história de mulheres negras da cidade. Entre elas, a homenageada Dona Tita, moradora do Quilombo Morro Santo Antônio, em Itabira. A fanfic é a criação de uma história a partir de uma outra narrativa já existente.
A proposta do Prêmio é estimular a criação literária e artística das crianças e dos jovens, no formato fanfic, com o objetivo de revelar novos talentos. Com prêmios em dinheiro, além de troféus, as redações e os desenhos devem ser desenvolvidos em sala de aula. A própria escola faz a seleção interna e é a responsável por enviar as produções para concorrer ao Prêmio.
Além disso, os professores dos estudantes premiados serão agraciados com livros escolhidos pela coordenação do Flitabira. Podem participar do concurso alunos de 4 a 18 anos, de escolas públicas e privadas de Itabira. Ao todo, são seis categorias (três para “desenho” e três para “redação”), sendo que cada uma terá 1.º, 2.º e 3.º lugares. Com a novidade de uma nova categoria voltada para estudantes PCDs (Pessoas com Deficiência) entre 4 e 18 anos de idade, não alfabetizados.
Assim, estes alunos, que não dominam a linguagem escrita, podem participar com um desenho, seguindo a temática proposta pelo Festival. Os estudantes PCDs entre 4 e 8 anos podem participar da Categoria 1 (Desenho) – de 4 a 5 anos (Educação Infantil) –; e da Categoria 2 (Desenho) – de 6 a 8 anos (Fundamental I). A criação de uma categoria voltada a crianças e adolescentes PCDs busca a ampliação de possibilidades para garantir e estimular as potencialidades de toda a rede educacional itabirana, com equidade.
Intelectual do Ano para Míriam Leitão
Assim como em sua edição anterior, o Flitabira será palco da entrega do prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE). Conceição Evaristo, que foi a pessoa homenageada com o prêmio em 2023, entregará o troféu a Míriam Leitão, vencedora da premiação em 2024, coroando um dos momentos mais emocionantes do Festival. Ricardo Ramos Filho, presidente da UBE, estará presente à ocasião.
Literatura em saco de pão e em orquestra
Durante o Flitabira a literatura pode ser encontrada em todo lugar. Esse ano acontece, novamente, a iniciativa “Pão e Poesia”, que transforma sacos de pão em suportes literários. Durante o período que antecede o Festival, sacos de pão personalizados com poemas são distribuídos em padarias e panificadoras da cidade. Implementado desde a edição de estreia do Flitabira, o projeto leva a literatura para mais perto das pessoas e contribui para o fortalecimento do comércio desses estabelecimentos.
Os versos que compõem os sacos de pão, disponíveis em tamanhos de 1 kg, 2 kg e 5 kg, são cuidadosamente selecionados e convidam os clientes a se tornarem leitores – estendendo, também, o convite para participar do 4.º Flitabira. Nesta edição, o “Pão e Poesia” celebra a literatura de Carlos Drummond de Andrade, bem como de Lucas Guimaraens e Conceição Evaristo.
Outra boa nova desse ano é o projeto Orquestra Literária, idealizado pelo escritor Paulo Scott. Ela se apresentará no dia da abertura do Flitabira. A performance será realizada às 21h, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Serviço
4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 30 de outubro a 3 de novembro, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira
Entrada gratuita