Na última segunda-feira (26), um homem esteve na Unidade de Pronto Atendimento José Isabel de Nascimento, no bairro Canaã, em Ipatinga e conseguiu visualizar diversos mosquitos da dengue (Aedes aegypti) no local.
Segundo relato de um homem de 37 anos, que é natural de Coronel Fabriciano, mas reside em Ipatinga há mais de 25 anos, ao procurar atendimento médico após apresentar sintomas de arbovirose (febre, indisposição, coriza, dor de cabeça), com suspeita de resfriado, COVID ou Dengue, teve uma surpresa desagradável enquanto aguardava no local.
Em conversa com a nossa redação, ele disse que antes de receber atendimento pós triagem, observou a presença de vários insetos pousados no vidro ao lado de fora da sala de espera.
Ao olhar com mais atenção, notou que as características do mosquito eram iguais ao do Aedes aegypti. Segundo ele, foi feito um registro da situação e uma postagem nas redes sociais, alertando a população e autoridades locais.
“Um absurdo, porque o local tem a maior concentração de doentes e acaba por se transformar em ponto de transmissão paralela da doença”, disse ele.
Prefeitura emite nota sobre a presença de mosquitos da dengue na Unidade de Saúde
Questionada sobre o fato, a Prefeitura de Ipatinga emitiu uma Nota para o Cidades & Mineradoras. Veja abaixo:
“A Prefeitura de Ipatinga esclarece que a área situada próxima a UPA (Unidade de Pronto de Atendimento) é uma propriedade do Estado, os funcionários do Departamento de Epidemiologia já estão de posse das chaves do local e na tarde desta quarta-feira (28), vão iniciar a aplicação do inseticida para eliminar os focos de Aedes aegypti.
Ressaltamos o compromisso da Prefeitura de Ipatinga com a saúde pública, especialmente neste período em que a proliferação de arboviroses está elevada em todo o Brasil. Pedimos a colaboração da população com a limpeza pública, dando sua contribuição para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti.
Denúncias sobre descarte irregular de lixo e focos do mosquito Aedes aegypti podem ser feitas através do aplicativo “Fala Ipatinga”, estando os infratores sujeitos a notificações e multas”
O estado de Minas Gerais vem registrando altos índices de foco e casos de dengue no Brasil, e diante da gravidade do caso, o Governo federal já disponibilizou a vacina contra a dengue para diversos municípios, tanto na capital, como nas Cidades e Minerais.