Mosquitos da Dengue são vistos em Unidade de Pronto Atendimento de Ipatinga

Publicado em

Na última segunda-feira (26), um homem esteve na Unidade de Pronto Atendimento José Isabel de Nascimento, no bairro Canaã, em Ipatinga e conseguiu visualizar diversos mosquitos da dengue (Aedes aegypti) no local.

Segundo relato de um homem de 37 anos, que é natural de Coronel Fabriciano, mas reside em Ipatinga há mais de 25 anos, ao procurar atendimento médico após apresentar sintomas de arbovirose (febre, indisposição, coriza, dor de cabeça), com suspeita de resfriado, COVID ou Dengue, teve uma surpresa desagradável enquanto aguardava no local.

Em conversa com a nossa redação, ele disse que antes de receber atendimento pós triagem, observou a presença de vários insetos pousados no vidro ao lado de fora da sala de espera.

Ao olhar com mais atenção, notou que as características do mosquito eram iguais ao do Aedes aegypti. Segundo ele, foi feito um registro da situação e uma postagem nas redes sociais, alertando a população e autoridades locais.

WhatsApp Image 2024 02 26 at 21.51.05

“Um absurdo, porque o local tem a maior concentração de doentes e acaba por se transformar em ponto de transmissão paralela da doença”, disse ele.

Prefeitura emite nota sobre a presença de mosquitos da dengue na Unidade de Saúde

Questionada sobre o fato, a Prefeitura de Ipatinga emitiu uma Nota para o Cidades & Mineradoras. Veja abaixo:

“A Prefeitura de Ipatinga esclarece que a área situada próxima a UPA (Unidade de Pronto de Atendimento) é uma propriedade do Estado, os funcionários do Departamento de Epidemiologia já estão de posse das chaves do local e na tarde desta quarta-feira (28), vão iniciar a aplicação do inseticida para eliminar os focos de Aedes aegypti.

Ressaltamos o compromisso da Prefeitura de Ipatinga com a saúde pública, especialmente neste período em que a proliferação de arboviroses está elevada em todo o Brasil. Pedimos a colaboração da população com a limpeza pública, dando sua contribuição para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti.

Denúncias sobre descarte irregular de lixo e focos do mosquito Aedes aegypti podem ser feitas através do aplicativo “Fala Ipatinga”, estando os infratores sujeitos a notificações e multas”

O estado de Minas Gerais vem registrando altos índices de foco e casos de dengue no Brasil, e diante da gravidade do caso, o Governo federal já disponibilizou a vacina contra a dengue para diversos municípios, tanto na capital, como nas Cidades e Minerais.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios