Presidente da Amig pede para que vice da República interfira na situação da ANM

Publicado em

 

O presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), José Fernando Aparecido de Oliveira, se reuniu nesta segunda-feira, 10 de junho, em Brasília, com o vice-presidente da República, Geraldo Alkimin, para tratar de assuntos ligados à mineração. José Fernando, que é também prefeito de Conceição do Mato Dentro, solicitou a Alkimin que interfira na situação a Agência Nacional de Mineração, que vive uma crise sem precedentes desde 2017, quando foi criada já em estado de sucateamento para substituir o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

O presidente da Amig destacou no encontro os danos causados a toda sociedade com a falta de estrutura da agência reguladora da mineração, responsável por fiscalizar, entre outras coisas, a segurança das barragens e a sonegação de impostos por mineradoras no repasse de royalties.

O vice-presidente respondeu de forma imediata: “Acabamos de falar com a ministra Esther Dweck, de Gestão e Inovação. Toda a prioridade à ANM. Está sendo estudada a sua reestruturação, a carreira dos que compõem a agência e também concurso público. Mineração é emprego, é desenvolvimento, precisamos é fazer uma mineração muito bem feita, ela é essencial para o desenvolvimento brasileiro, e essencialmente para Minas Gerais”. José Fernando complementa: “Uma mineração forte passa por uma ANM fortalecida, bem estruturada, equipada e bem remunerada”.

Nesta semana os servidores da ANM permanecem em greve. Na próxima quarta-feira, um ato público está previsto para ser realizado no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto, solicitando apoio para estruturação da agência. Saiba mais.

Balanço positivo

De acordo o presidente da Amig, a agenda foi positiva. Eles trataram sobre uma nova política para a mineração, que contemple sustentabilidade, segurança e diversificação econômica. “Como presidente da Amig, o entreguei uma carta do Fórum de Fundos Soberanos do Brasil, para que possamos começar a fazer políticas que visem esta nova mineração. Como diria Arthur Bernardes, minério não dá duas safras”, enfatiza o presidente da Amig.

José Fernando também destacou a entrega do livro “Ponte de Afetos”, projeto da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro em parceria com Santos e as cidades portuguesas de Caldas, óbitos e Braga. Na oportunidade estava acompanhado da Secretária Municipal de Educação de Conceição de Mato Dentro, Julia Rajão, com a qual debateram sobre captação de recursos para a cidade e a região.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...