Conceição do Mato Dentro espera acelerar construção de Eco Parque Industrial e Empresarial ainda em 2024

Publicado em

 

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro começou a desenvolver um importante projeto para contribuir com a economia circular no município. Recentemente foi lançada a pedra fundamental para a construção do Eco Parque Industrial e Empresarial na cidade.

No evento de lançamento, realizado na Estação Ciência, em março, o prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira (foto) destacou a importância da medida para contribuir também na geração de emprego e renda, com a diversificação da matriz econômica na região.

O Projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro e a Anglo American, por meio do Programa de Diversificação Econômica. Em 2021, a mineradora contratou a empresa Ernst & Young, para a elaboração do estudo conceitual e de viabilidade econômico financeira para a implantação do Eco Parque Industrial no Município.

“Com a sinalização positiva do estudo de viabilidade econômico financeira do projeto, iniciou em 2022, a segunda etapa do projeto que terá como entregas, nos próximos meses, os projetos funcionais de Arquitetura e Engenharia, CAPEX e OPEX, Plano e Modelo de Negócios, Consulta Pública, Publicação do Edital e Resultados”, explica José Fernado, que é também presidente da Associação do Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig).

A expectativa tanto da empresa quando do poder público na cidade é que o projeto, por meio da diversificação econômica, da economia circular e regenerativa, contribua com a transição para uma mineração sustentável, “apoiando e promovendo iniciativas para a descarbonização do setor mineral”.

A Anglo American em Conceição do Mato Dentro

Peça chave no projeto, a mineradora Anglo American é responsável por operar em Conceição do Mato Dentro o empreendimento Minas-Rio, conhecido por abrigar o maior mineroduto do mundo. O complexo industrial estabelecido na região é responsável por levar o minério de ferro extraído até o Porto de Açu, em São João da Barra-RJ.

A operação da empresa no município fez Conceição do Mato Dentro se tornar a maior produtora de minério de ferro do estado e a terceira do Brasil. Recentemente a empresa firmou uma parceria com a Vale para explorar 4,3 bilhões de toneladas de minério de ferro na Serra da Serpentina, na zona rural do município.

Segundo os termos do acordo, a Vale contribuirá com recursos de minério de ferro de alto teor de Serpentina, e desembolso complementar de caixa de US$ 157,5 milhões, para adquirir 15% de participação acionária no Minas-Rio, sujeito a ajustes usuais na data de fechamento. Saiba mais.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...