Vale consegue restabelecer licenças para operar em minas de Onça Puma e Sossego

Publicado em

 

A mineradora Vale informou nesta quinta-feira (27) a homologação de um acordo com o Governo do Pará e os órgãos ambientais do Estado para restabelecer as Licenças de Operação (LO) das minas Onça Puma e Sossego (foto), em Canaã dos Carajás. O acordo foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que as licenças sejam restabelecidas num prazo de 48h, segundo o comunicado da companhia.

A licença de Onça-Puma havia sido suspensa no último mês de fevereiro, logo após a suspensão da Licença de Operação da mina de cobre de Sossego, da Vale Base Metals, por conta de irregularidades identificadas pelos órgãos ambientais. Clique e relembre.

A unidade de produção de Onça-Puma é a primeira de níquel desenvolvida pela mineradora no Brasil. Da mesma forma, a mina de Sossego foi primeira de cobre no país. Embora as reservas encontrem-se em exaustão, as instalações de produção de concentrado devem continuar operando, com minério obtido em minas satélites a Sossego.

Já a mina de Onça-Puma passa pela instalação de um novo forno, de 85 megawatts, com investimento estimado em US$ 560 milhões em seu projeto de expansão que resultará em mais 15 mil toneladas/ano de produção de níquel contido em ferro-níquel a partir do segundo semestre de 2025.

Veja o comunicado da Vale na íntegra

“Em continuidade aos comunicados de 3 e 15 de abril de 2024, a Vale informa que firmou acordos com o Estado do Pará e sua Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMAS), homologados perante o Supremo Tribunal Federal, no âmbito do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos, visando restabelecimento das licenças de operação das minas de Onça Puma e Sossego.

As referidas licenças deverão ser restabelecidas em um prazo de até 48 horas pelo órgão ambiental. Com isso, a Vale deverá iniciar os processos de retomada operacional o mais breve possível. A Companhia também dará sequência à execução das medidas socioambientais definidas entre as partes”. 

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios