Presidente da Anglo American no Brasil inicia representação feminina no Conselho Diretor do Ibram

Publicado em

 

A executiva mineira Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil, protagonizou um momento histórico ao assumir a presidência do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), na última quarta-feira (20),em Brasília. Ela se tornou a primeira mulher a ocupar o posto mais alto do conselho da instituição, marcando um avanço significativo para a representatividade feminina em um cenário tradicionalmente dominado por homens.

Em seu discurso na cerimônia de posse, Ana Sanches enfatizou que a promoção da diversidade de gênero nas organizações não deve ser encarada como uma batalha entre sexos opostos, mas sim como uma aliança poderosa: “Juntos, somos infinitamente mais fortes. Essa é a essência da diversidade, dos diferentes pontos de vista”.

Além disso, a nova presidente do Conselho Diretor destacou o papel crucial do Ibram em unir a indústria mineral e advogar em prol dos interesses do setor. Ela também ressaltou a importância de mostrar à sociedade a verdadeira face da mineração, aquela que contribui para o desenvolvimento socioeconômico do país e que é vital para a vida humana e o futuro do planeta.

“Não podemos conceber uma sociedade sem a presença da mineração. Temos a responsabilidade de praticar uma mineração que gere recursos e renda, mas que também seja socialmente responsável, que ouça atentamente as comunidades onde atuamos, que aspire constantemente à melhoria e que se comprometa com a transparência”, afirmou Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil.

Raul Jungmann destacou a chegada da presidente da Anglo American ao Ibram

Na última reunião do Conselho Diretor do Ibram, o diretor-presidente Raul Jungmann destacou a chegada de Ana Sanches à equipe: “Nossa trajetória está direcionada para o desenvolvimento, a equidade e o respeito pelas pessoas, e é crucial destacar a questão da diversidade”.

“Ana não assume a posição de CEO na Anglo American por qualquer outro motivo além de sua competência exemplar, com uma carreira profissional de 27 anos marcada por disciplina, uma formação sólida em diversas áreas do conhecimento e experiência em diversos cargos nas empresas por onde passou. Como mulher, Ana também se torna um símbolo importante. Em seus 47 anos de existência, o IBRAM nunca teve uma mulher representando-nos, evidenciando a natureza predominantemente masculina de nosso setor”, completou o diretor-presidente.

O vice-presidente do Conselho Diretor do Ibram, Ediney Maia Drummond, também enfatizou o profissionalismo de Ana Sanches. “Sua nomeação não é apenas um marco para o IBRAM, mas para toda a indústria mineral brasileira. Isso ressalta a importância da diversidade e inclusão em todos os níveis de liderança”, declarou em seu discurso.

Ministro do STF aproveitou o momento para alertar sobre o garimpo ilegal

Durante o evento de posse, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, fez questão de transmitir uma mensagem importante para o setor mineral, especialmente no que diz respeito ao combate ao garimpo ilegal.

“A única forma eficaz de enfrentar o garimpo ilegal é promovendo a mineração legal. O setor mineral precisa se apresentar às instituições e ao povo brasileiro, demonstrando o trabalho relevante que realiza”, destacou.

Além disso, o prefeito de Conceição do Mato Dentro e presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) também teve a oportunidade de discursar no evento.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios