Ibram apresenta painel sobre mineração e economia verde na programação da COP 28

Publicado em

 

 

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, participa nesta quarta-feira (6) da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP-28). Em painel, ele falou de oportunidades da mineração brasileira para proporcionar uma economia verde.

Jungmann lembrou que a mineração é a indústria das indústrias, que gera matérias-primas para praticamente tudo o que é produzido no mundo. Porém, segundo ele, é necessária uma percepção mais acurada sobre sua importância para promover a economia de baixo carbono: “Neste momento, estamos sendo punidos com o que se chama de “imposto do pecado”.

O presidente se refere ao imposto previsto na PEC 45 da reforma tributária e que será votada na Câmara dos Deputados. No entendimento dele, a proposta vai contra essa evolução, “pois se aplica àqueles bens com externalidades negativas como fumo, bebidas alcoólicas, e é uma medida voltada à redução do consumo. Mas, como a mineração seria inserida neste contexto, sendo que ela é a base para a evolução da transição energética? Este é um enorme problema para o Brasil”, questionou.

O presidente do Ibram também enfatizou que, além das questões regulatórias, o Brasil tem o desafio de conhecer melhor seu subsolo. “Em uma escala adequada de pesquisa mineral, que é 1:50.000, temos apenas cerca de 3% do território nacional mapeado. Este nível é muito baixo. Precisamos de investimentos para o Brasil avançar nessa janela de oportunidades que está por vir”, explicou.

Participantes do painel do Ibram

Também participaram do painel desta quarta-feira Marcelo Lyra, vice-presidente da Acelen, Viviana Coelho, gerente executiva de Mudança Climática da Petrobras, Caio Dafico, diretor de Investimento e Desenvolvimento de Negócios da Atvos e Danilo Maeda, consultor de Sustentabilidade e head da Beon ESG.

Ontem, Jungmann também moderadou o painel “Perspectivas para a descarbonização”, durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28). O evento está sendo realizado nos Emirados Árabes Unidos e vai até o dia 12 de dezembro. Saiba mais.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios