Ibram apresenta painel sobre mineração e economia verde na programação da COP 28

Publicado em

 

 

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, participa nesta quarta-feira (6) da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP-28). Em painel, ele falou de oportunidades da mineração brasileira para proporcionar uma economia verde.

Jungmann lembrou que a mineração é a indústria das indústrias, que gera matérias-primas para praticamente tudo o que é produzido no mundo. Porém, segundo ele, é necessária uma percepção mais acurada sobre sua importância para promover a economia de baixo carbono: “Neste momento, estamos sendo punidos com o que se chama de “imposto do pecado”.

O presidente se refere ao imposto previsto na PEC 45 da reforma tributária e que será votada na Câmara dos Deputados. No entendimento dele, a proposta vai contra essa evolução, “pois se aplica àqueles bens com externalidades negativas como fumo, bebidas alcoólicas, e é uma medida voltada à redução do consumo. Mas, como a mineração seria inserida neste contexto, sendo que ela é a base para a evolução da transição energética? Este é um enorme problema para o Brasil”, questionou.

O presidente do Ibram também enfatizou que, além das questões regulatórias, o Brasil tem o desafio de conhecer melhor seu subsolo. “Em uma escala adequada de pesquisa mineral, que é 1:50.000, temos apenas cerca de 3% do território nacional mapeado. Este nível é muito baixo. Precisamos de investimentos para o Brasil avançar nessa janela de oportunidades que está por vir”, explicou.

Participantes do painel do Ibram

Também participaram do painel desta quarta-feira Marcelo Lyra, vice-presidente da Acelen, Viviana Coelho, gerente executiva de Mudança Climática da Petrobras, Caio Dafico, diretor de Investimento e Desenvolvimento de Negócios da Atvos e Danilo Maeda, consultor de Sustentabilidade e head da Beon ESG.

Ontem, Jungmann também moderadou o painel “Perspectivas para a descarbonização”, durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28). O evento está sendo realizado nos Emirados Árabes Unidos e vai até o dia 12 de dezembro. Saiba mais.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...