Edição de 50 anos do Festival de Inverno de Itabira começa nesta quinta-feira (4)

Publicado em

 

Um dos mais tradicionais eventos do gênero em Minas Gerais, o Festival de Inverno de Itabira inicia a programação de sua 50ª edição nesta quinta-feira (4). Os 50 anos de realização ininterrupta abrigaram uma vasta agenda de manifestações culturais, incluindo shows, teatro, cinema, oficinas, dança, literatura, exposições, debates, entre outros.

Promovido pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e Prefeitura de Itabira, o evento terá atrações distribuídas, até  21 de julho, pelo Palco Mundo, na Praça do Areão; no Palco Concha, na Concha Acústica do Pico do Amor; e no Palco Descentraliza, com apresentações itinerantes pelos bairros e distritos de Itabira.

Grandes nomes da música brasileira vão se apresentar em Itabira ao longo da programação, como Ana Canãs, Maria Rita, Los Sebosos Postizos, Paralamas do Sucesso, Marcus Viana, Maneva, Samuel Rosa, Jorge Aragão, Detonautas, Rastapé, Frejat e Seu Jorge. Haverá também apresentações de grupos de arte consagrados, como o Grupo Galpão.

A abertura será no Palco da Concha, com destaque para o show da cantora paulistana Ana Cañas (foto) e para o tributo a Nandy Xavier, um dos maiores artistas populares da história de Itabira, falecido no último mês de março. A programação completa está no link.

O superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, fala da dimensão histórica do festival: “O evento se tornou icônico ao longo dos seus 50 anos e tem como objetivo demonstrar a importância dos festivais e das personalidades que fizeram história na cidade. O festival é relevante, ainda, por proporcionar o desenvolvimento cultural e social da região”.

“Chegar aos 50 anos é uma dádiva e uma demonstração de força. Ano após ano, o Festival de Inverno de Itabira se consolidou como um dos eventos mais importantes do estado e o que preparamos para esta data tão bonita é realmente uma celebração de toda essa trajetória. Estamos entregando uma programação vasta, plural e muito forte aos itabiranos e a todos os turistas que estarão na nossa cidade. Porque, além de cultura, também estamos falando de economia criativa e circulação de dinheiro”, diz o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage.

Detalhes da 50ª Edição do Festival de Inverno de Itabira

Tema do Festival – (IN)Confidências Itabiranas

O Festival de Inverno de Itabira comemora seu 50º aniversário tendo como tema o poema “Confidência do Itabirano”, de Carlos Drummond de Andrade. A ideia é explorar a relação entre a cidade de Itabira e as confidências do escritor e poeta itabirano, revelando aspectos profundos da identidade e das memórias locais. A iniciativa ainda propõe uma reflexão sobre as transformações da cidade ao longo dos anos e a relação com a obra de Drummond, além de valorizar as riquezas culturais do município.

Por meio de exposições, apresentações artísticas e debates, o evento promove uma maior compreensão da identidade itabirana e valorização das riquezas culturais presentes na região. Com muitas atrações musicais, dança, teatro, literatura, dentre outros, o festival promove a diversidade cultural e proporciona momentos únicos aos espectadores.

Homenagem

O homenageado da 50ª edição do Festival de Inverno será o psicólogo, jornalista e escritor itabirano, Lúcio Sampaio. Ele também foi o primeiro editor do icônico jornal “O Cometa Itabirano”. Aos 69 anos, Lúcio foi vítima de um infarto, deixando um legado marcado por grandes contribuições, inclusive na luta pelo fim da ditadura militar.

Lúcio, frequentemente, trocava correspondências com Carlos Drummond de Andrade, com quem tinha contato íntimo e carinhoso. Cartas que estarão na exposição “Carta aos amigos”, com curadoria de Marconi Drummond. A mostra busca homenagear o escritor e apresentar ao público a relevância de sua atuação, diversa e expressiva, para a comunidade itabirana.

A exposição será aberta na sexta-feira, 12 de julho, na galeria da FCCDA e segue até o dia 9 de agosto. A visitação ocorrerá de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

Palco Mundo

O Palco Mundo do 50º Festival de Inverno de Itabira promete trazer grandes espetáculos musicais, reunindo os melhores artistas da música brasileira em um palco duplo. Além das atrações renomadas, o local contará com a presença de talentosos artistas locais, buscando valorizar e promover a cena musical itabirana.

Com uma programação diversificada e repleta de estilos musicais, o Palco Mundo vai impactar o público presente, proporcionando momentos inesquecíveis e emocionantes para todos os espectadores. Será uma oportunidade única para apreciar o talento e a criatividade dos artistas brasileiros, bem como descobrir novos talentos itabiranos.

Palco Concha

O Palco Concha será um espaço imperdível durante o festival, onde o público poderá desfrutar de momentos de lazer e diversão em um ambiente familiar e acolhedor. Com a combinação perfeita entre música, teatro e experimentações artísticas, o palco será um dos destaques do evento, proporcionando aos visitantes uma experiência completa e enriquecedora.

Palco Descentraliza

Um dos principais expoentes do Festival é levar a cultura e a arte para os bairros e distritos da cidade, proporcionando um acesso mais democrático às manifestações artísticas locais. Com diversas linguagens artísticas em destaque, como música, teatro, dança e literatura, o Palco Descentraliza tem como objetivo valorizar os talentos da região e promover a integração entre os artistas e as comunidades. A iniciativa ainda contribui para o fortalecimento da economia local, gerando renda e oportunidades para os moradores das diferentes regiões.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios