Núcleo de Tecnologia para a Educação vai preparar jovens para o mercado em Itabira

Publicado em

 

A inauguração do Núcleo Tecnológico Educacional Municipal, na última semana, gera boas expectativas para transformar o futuro de crianças jovens em Itabira. O espaço é o primeiro dedicado à Educação por meio do poder público municipal na microrregião do Médio Piracicaba.

De acordo com a Prefeitura de Itabira, a criação do núcleo atende ao objetivo de promover a inovação, melhorar o acesso e preparar estudantes e educadores para um ambiente de aprendizagem cada vez mais digital e globalizado. O município espera que a estrutura dê suporte pedagógico aos usuários com capacitação voltada para incorporação das tecnologias no dia a dia no processo de ensino e aprendizagem.

Durante a inauguração do espaço, na última sexta-feira (5), o prefeito Marco Antônio Lage destacou a importância do núcleo: “A tecnologia é uma realidade e fundamental nos dias de hoje. É inadmissível a escola pública não proporcionar um ensino voltado para a tecnologia e inovação. Este núcleo será importantíssimo, porque estamos na era digital, da tecnologia 4.0. Com o acesso à educação de qualidade os jovens estarão preparados para o mercado de trabalho”.

“O que está acontecendo aqui hoje é um processo longo que passamos e agora a nossa voz foi ouvida. Estamos realizando um sonho de muitos anos. A tecnologia está em todo lugar e não podemos deixar os nossos alunos sem capacitação. Educação de qualidade, de inclusão, de valorização e é isso que vamos fomentar aqui neste núcleo”, afirma a coordenadora do núcleo. Idalina Gregório.

512facc6 3a3c 4f24 81a2 c653b0da9537
Unidade beneficiará alunos e professores na capacitação técnica

O funcionamento do núcleo 

O Núcleo Tecnológico Educacional Municipal fida na à rua Minervino Bethônico, nº 8, no bairro Pará. O espaço conta com um moderno kit de robótica, 38 computadores, 15 notebooks e mesa interativa.

Conforme divulgado pela Prefeitura de Itabira, a princípio, a unidade atenderá aos alunos da rede municipal do 6º ao 9º ano, no contraturno escolar com aulas de informática e robótica, voltadas para a tecnologia.

Ainda de acordo com a prefeitura, os professores das escolas municipais também receberão cursos de capacitação. A iniciativa ainda será estendida para toda a comunidade, com cursos e oficinas na área tecnológica.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...