A Prefeitura de Itabira espera que a 35ª Exposição Agropecuária e Industrial realizada no município (a Expoita) o consolide como polo macrorregional do agronegócio, entre 9 e 13 de agosto. O evento é promovido, tradicionalmente, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire. Estão entre as atrações grandes nomes da música e uma grande feira de agronegócio, organizada pela Secretaria Municipal de Agriculta e Abastecimento e entidades parceiras.
A programação terá entrada franca na quinta-feira, 10 de agosto, dia da apresentação do cantor Vitor Fernandes, e no domingo (13), quando se apresentará o Raça Negra, grupo pioneiro no gênero pagode romântico. Nas demais datas, os ingressos terão preços populares, nos shows de Simone Mendes, na sexta-feira (11), e de Luan Santana, no sábado (12).
Diversidade
A Expoita há anos reúne diversas praças de entretenimento e negócios em seu ambiente. Na edição 2023 haverá pátio educativo, exposições, leilões, competições, cursos, oficinas, palestras, seminários, espaço gourmet para descanso e área infantil. Expositores locais e da região apresentarão seus produtos e serviços nos corredores de estandes.
Para o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Rupert Barros, a Expoita serve para fortalecer o agronegócio e contribuir com a diversificação econômica de Itabira. “Durante os dias do evento, os produtores rurais e a comunidade terão acesso aos temas atuais do agronegócio, terão a oportunidade de observar várias raças de equinos e bovinos, além de participarem dos julgamentos das competições. Tenho certeza que essa exposição será um sucesso”, opina o secretário.
Investimento
A novidade da atual edição é a participação da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) na gestão artística do evento. A intenção é fazer com que todo o retorno financeiro da Expoita seja revertido para a cultura em Itabira, com 20% da arrecadação destinada ao Fundo Municipal de Cultura e os demais 80% para ações culturais em bairros da cidade.
“Estamos garantindo a integração de duas importantes vertentes para o desenvolvimento de Itabira, que são agronegócio e investimento cultural. Pela primeira vez, a Expoita garantirá um retorno financeiro para o setor cultural da nossa cidade. É um círculo que começa e termina com fortalecimento da cultura. E isso aliado à força do agronegócio que é outra marca da economia de Itabira”, explica o superintendente municipal de Cultura, Marcos Alcântara.
Informações sobre a programação e ingressos para os shows da 35ª Expoita estão no site da FCCDA.