A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro lançou oficialmente nesta segunda-feira(16) o programa “Passaporte para o Futuro”, iniciativa voltada à formação educacional e cultural de estudantes da rede pública municipal. O evento de lançamento foi realizado no Ginásio Poliesportivo, reunindo lideranças da educação, alunos, diretores e profissionais da área.
O programa foi instituído por meio do Projeto de Lei 20/2025, aprovado em sessão ordinária da Câmara Municipal em 2025. A proposta cria e disciplina o programa no âmbito da educação básica do município, com o objetivo de ampliar oportunidades educacionais e proporcionar experiências internacionais para estudantes.
A iniciativa busca elevar o nível de conhecimento dos alunos regularmente matriculados no município, a partir dos 12 anos, oferecendo formação em língua inglesa e a possibilidade de intercâmbio em país de língua inglesa para os estudantes que se destacarem no processo seletivo definido em edital.
Durante o lançamento, o secretário municipal de Educação, Eduardo Pimenta, destacou a importância do programa para ampliar oportunidades para os jovens do município.
“Fui aluno do São Joaquim, estudante aqui de Conceição, na minha época não tinha essas oportunidades. Conceição está crescendo e está prosperando, e as oportunidades estão aparecendo para que a gente aqui de Conceição possamos nos preparar e estar sim ocupando o melhores lugares daqui”, comentou.
Em sua fala, o prefeito Otacílio Neto, conhecido como Otacilinho, ressaltou o impacto histórico da iniciativa para o município e para o estado.
“De todas essas grandes conquistas, e desse tempo que a gente vem fazendo história na frente da prefeitura, talvez hoje seja um marco dos mais importantes. Porque hoje, todos nós juntos, Conceição do Mato Dentro está fazendo história pro estado de Minas Gerais. Esse programa é o primeiro de intercâmbio estudantil proporcionado por uma prefeitura no estado de Minas Gerais”.
Como funcionará o programa
O Passaporte para o Futuro oferecerá 200 vagas para curso gratuito de inglês destinadas a estudantes do Ensino Médio que residem no município.
Além disso, 40 alunos serão selecionados entre os participantes para um intercâmbio de 20 dias nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas. Durante a viagem, os estudantes terão a oportunidade de estudar inglês e conhecer o Vale do Silício, um dos maiores centros de inovação tecnológica do mundo.
O programa inclui:
• Aulas com professores qualificados
• Material didático gratuito
• Apoio para emissão de passaporte e visto
• Alimentação, hospedagem, seguro e kit de viagem incluídos
As inscrições estarão abertas de 16 a 23 de março, e o início das aulas está previsto para 6 de abril.
A proposta busca não apenas fortalecer o ensino de idiomas, mas também ampliar horizontes culturais e acadêmicos para jovens de Conceição do Mato Dentro, conectando estudantes do município a experiências educacionais internacionais.


