Minas registra queda recorde no desmatamento do cerrado em 2024

Publicado em

 

Minas Gerais alcançou um feito histórico ao reduzir em 66% os alertas de desmatamento no Cerrado em 2024, de acordo com os dados mais recentes do Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real, gerido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Esse índice é o maior registrado nos últimos seis anos, refletindo um avanço significativo na preservação do maior bioma do estado.

Entre os meses de agosto e novembro de 2024, o Cerrado de Minas Gerais teve apenas 67,5 km² de sua área em alerta de desmatamento, uma grande redução se comparado aos 204,2 km² registrados no mesmo período do ano anterior. Esse resultado coloca o estado em uma posição de destaque em relação às demais regiões do Brasil, já que a redução no desmatamento do Cerrado no cenário nacional foi de 48,4%.

Fiscalização e tecnologia impulsionam a redução do desmatamento no cerrado

A queda nos índices de desmatamento no cerrado é atribuída a uma série de ações coordenadas por diversas entidades que monitoram o bioma. Entre os principais fatores, destacam-se o aumento da fiscalização contra a destruição da vegetação nativa, a repressão aos incêndios florestais, além do combate ao transporte e uso ilegal de carvão vegetal.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais destaca que, ao longo de 2024, nove operações de combate ao desmatamento ilegal foram realizadas no Cerrado, resultando na suspensão de atividades em mais de 8.800 hectares, além da aplicação de R$ 130 milhões em multas.

Outra estratégia eficaz tem sido o investimento em tecnologias de monitoramento e análise de dados. Em 2024, foram inauguradas Salas de Inteligência e de Situação no estado, estruturas que ajudam a coletar e processar informações sobre desmatamento ilegal e mudanças na vegetação nativa do Cerrado.

Essas inovações são fundamentais para aprimorar a atuação do poder público no combate ao desmatamento e garantir a preservação desse importante bioma.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios