O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira emitiu uma nota nesta sexta-feira (5) informando que a seca chegou mais cedo no município e já está causando sérios impactos no sistema de abastecimento de água. O órgão reiterou que a severidade da seca em Minas Gerais aumentou significativamente e que a situação é particularmente crítica em Itabira por não chover há três meses na cidade.
De acordo com o Saae, a falta de chuva causou redução drástica nas captações de água, sendo mais crítica nas Estações de Tratamento de Água (ETA) Pureza (foto) e Gatos. Por conta do baixo volume de água disponível para abastecimento, o órgão informou que busca alternativas emergenciais para enfrentar o período de seca.
“Entre as possibilidades em discussão, estão a reativação e perfuração de poços artesianos, a utilização de caminhões-pipa para transportar água de outras regiões e a implementação de programas de reuso de água. A previsão é que essas medidas sejam anunciadas ainda este mês, com o objetivo de minimizar os impactos da seca na população”, diz a nota.
Saae recomenda “uso racional”
Para amenizar a situação, o Saae orienta os moradores da cidade a utilizar a água com racionalidade, evitando desperdícios. “A recomendação é para que ações simples, como tomar banhos mais curtos, fechar a torneira enquanto escova os dentes e reutilizar a água da máquina de lavar, sejam adotadas por todos”, recomenda o Saae.
“A situação em Itabira reflete um problema mais amplo enfrentado por diversos municípios de Minas Gerais. Segundo o Clima Tempo, a tendência é que a seca continue a se agravar nos próximos meses, o que exige novas ações para garantir o abastecimento de água e o consumo consciente”, complementa o órgão.
Atendimento ao cliente
O Saae disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente por meio do telefone 115. O atendimento é 24 horas e gratuito. Para agiliza-lo, o órgão pede que o cliente tenha uma conta de água ou o número de matrícula em mãos. O Saae também disponibiliza o número (31) 3839-1330 para o atendimento via WhatsApp.