Considerado o maior evento da cidade, o Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos terá as festividades culturais separadas das celebrações religiosas.
Após solicitação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, o tradicional Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos passará por mudanças em sua programação. A festa é uma tradição religiosa do município que ocorre há 235 anos e mobiliza romeiros e visitantes de todo o Brasil. Ao longo dos anos, o jubileu passou a ter caráter comercial e sociocultural, incorporando cavalgadas, rodeios e shows sertanejos como atrações paralelas à festa religiosa.
A discussão sobre as mudanças envolvendo o Jubileu ganhou força na semana passada, após a divulgação de um vídeo no qual o pároco, João Evangelista dos Santos, afirmava que não haveria shows durante o evento. Em entrevista ao Cidades e Minerais, João Evangelista afirmou que a Igreja Católica solicita a separação das festividades há muitos anos. De acordo com o padre, o Jubileu estava sendo prejudicado pela dispersão e perturbação causada pelo barulho das festividades aos fiéis e religiosos.
“O que fomentou essa discussão foi o fato de que o Jubileu quase tricentenário estava sendo prejudicado em sua essência. Ao longo desse tempo de sofrimento, pois o Jubileu para os seus organizadores estava sendo um peso muito grande, já foi cogitado até que o evento religioso mudasse de data. No entanto, não seria correto, pois a data quase tricentenária é essencialmente religiosa. Como fazer uma festa religiosa bem-feita sendo que os padres não têm condições de celebrar bem ou de atender confissões porque trabalham o dia inteiro e não têm como dormir à noite? – apontou.
O pároco do município também falou sobre a importância da tradição quase tricentenária como manifestação religiosa para os fiéis e romeiros de toda a região. No município, a possibilidade de mudança dividiu opiniões. A comunidade religiosa (católica e protestante) em sua maioria, manifestou apoio às alterações propostas pela igreja. No entanto, diversos moradores não apoiaram e mobilizaram discursos contrários à decisão por meio das redes sociais.
O que mudou?
O Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos ocorre, tradicionalmente, entre os dias 13 e 24 de junho. Apesar da festa religiosa ocorrer desde 1787, as festividades paralelas ocorrem há cerca de três décadas. Nesta quarta-feira (29), a prefeitura de Conceição do Mato Dentro se pronunciou oficialmente sobre as mudanças que serão realizadas. A partir deste ano, as datas dos shows sertanejos e da Festa do Peão de Boiadeiro serão alteradas. De acordo com o prefeito, José Fernando de Oliveira, as mudanças são necessárias e irão possibilitar harmonia entre o sagrado e o lazer.
“A única alteração prevista é a mudança da data dos shows sertanejos, em respeito à tradição católica cristã e aos romeiros que visitam o nosso Santuário e precisam de tranquilidade e silêncio para as suas práticas religiosas.” – destacou.
Leia também: https://cidadeseminerais.com.br/historia-e-tradicao-conceicao-do-mato-dentro-completa-320-anos/