Evento tricentenário de Conceição do Mato Dentro passará por alterações após pedido da igreja

Publicado em

Considerado o maior evento da cidade, o Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos terá as festividades culturais separadas das celebrações religiosas.

Após solicitação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, o tradicional Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos passará por mudanças em sua programação. A festa é uma tradição religiosa do município que ocorre há 235 anos e mobiliza romeiros e visitantes de todo o Brasil. Ao longo dos anos, o jubileu passou a ter caráter comercial e sociocultural, incorporando cavalgadas, rodeios e shows sertanejos como atrações paralelas à festa religiosa.

A discussão sobre as mudanças envolvendo o Jubileu ganhou força na semana passada, após a divulgação de um vídeo no qual o pároco, João Evangelista dos Santos, afirmava que não haveria shows durante o evento. Em entrevista ao Cidades e Minerais, João Evangelista afirmou que a Igreja Católica solicita a separação das festividades há muitos anos. De acordo com o padre, o Jubileu estava sendo prejudicado pela dispersão e perturbação causada pelo barulho das festividades aos fiéis e religiosos.

“O que fomentou essa discussão foi o fato de que o Jubileu quase tricentenário estava sendo prejudicado em sua essência. Ao longo desse tempo de sofrimento, pois o Jubileu para os seus organizadores estava sendo um peso muito grande, já foi cogitado até que o evento religioso mudasse de data. No entanto, não seria correto, pois a data quase tricentenária é essencialmente religiosa. Como fazer uma festa religiosa bem-feita sendo que os padres não têm condições de celebrar bem ou de atender confissões porque trabalham o dia inteiro e não têm como dormir à noite? – apontou.

O pároco do município também falou sobre a importância da tradição quase tricentenária como manifestação religiosa para os fiéis e romeiros de toda a região. No município, a possibilidade de mudança dividiu opiniões. A comunidade religiosa (católica e protestante) em sua maioria, manifestou apoio às alterações propostas pela igreja. No entanto, diversos moradores não apoiaram e mobilizaram discursos contrários à decisão por meio das redes sociais.

O que mudou?

O Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos ocorre, tradicionalmente, entre os dias 13 e 24 de junho. Apesar da festa religiosa ocorrer desde 1787, as festividades paralelas ocorrem há cerca de três décadas. Nesta quarta-feira (29), a prefeitura de Conceição do Mato Dentro se pronunciou oficialmente sobre as mudanças que serão realizadas. A partir deste ano, as datas dos shows sertanejos e da Festa do Peão de Boiadeiro serão alteradas. De acordo com o prefeito, José Fernando de Oliveira, as mudanças são necessárias e irão possibilitar harmonia entre o sagrado e o lazer.

“A única alteração prevista é a mudança da data dos shows sertanejos, em respeito à tradição católica cristã e aos romeiros que visitam o nosso Santuário e precisam de tranquilidade e silêncio para as suas práticas religiosas.” – destacou.

Leia também: https://cidadeseminerais.com.br/historia-e-tradicao-conceicao-do-mato-dentro-completa-320-anos/

 

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...