Dados divulgados nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a economia brasileira cresceu 2,5% no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Em valores correntes, o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país) chegou a R$ 2,7 trilhões de reais, o que representa alta de 0,8% no primeiro trimestre.
Dados do IBGE mostram indústria estagnada
De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, no acumulado de 12 meses, o crescimento da economia também está na casa dos 2,5%. O crescimento foi impulsionado principalmente pelo setor de serviços, com um aumento de 1,4% no período. A agropecuária também apresentou crescimento, com uma variação positiva de 11,3%.
Por outro lado, a indústria registrou uma leve queda de 0,1%, o que pode ser interpretado como um quadro de estagnação. Entre outros fatores, o cenário do mercado de commodities, especialmente do minério de ferro, e a concorrência com o aço no mercado chinês impactou o resultado.