Em todos os postos de identificação de Minas Gerais foi iniciada a emissão da nova carteira de identidade. A solicitação é obrigatória para todos os cidadãos e têm até fevereiro de 2032 para finalizar o processo.
A aquisição da nova carteira de identidade pode ser feita em diversos institutos de identificação do estado, incluindo a Polícia Civil, prefeituras e câmaras municipais.
Até o momento, já foram 52 mil novas carteiras emitidas. Outras 67 mil solicitações estão sendo processadas. A previsão é de que 140 mil documentos sejam expedidos nessa primeira fase de emissão.
Como solicitar uma nova carteira de identidade em MG
👉 Para solicitar uma nova identidade, o cidadão deve realizar agendamento no site ou aplicativo do governo de Minas Gerais e dirigir-se ao órgão de identificação mais próximo.
👉Se mudar de nome após o casamento, o cidadão deverá apresentar certidão de nascimento ou certidão de casamento, bem como alguns documentos comprovativos do número da caixa de previdência.
👉Não há necessidade de tirar fotos na emissão de carteiras de identidade. A equipe da estação de avaliação estará presente para tirar uma nova foto.
👉Depois, a nova carteira de identidade chega na casa do solicitante, não sendo necessário ir até a agência avaliadora para retirá-la.
O novo CIN é válido por 10 anos para todas as pessoas entre os 12 e os 59 anos. O período de 0 a 11 anos é de 5 anos. Não há data de vencimento para pessoas com 60 anos ou mais.
Mesmo assim, a orientação é solicitar uma nova identidade para todos, independente da idade.