Entre os últimos dias 7 e 8 de dezembro, o Instituto Data MG, sediado na região do Médio Piracicaba, no Centro-Leste mineiro, realizou uma pesquisa sobre a popularidade do Governador Romeu Zema e dos Governos de Minas Gerais e Federal. O levantamento aponta uma aprovação de 51,9% do povo mineiro sobre a maneira de o governador administrar o estado.
O Governo de Minas também foi bem avaliado no levantamento, com 45,5% de aprovação.
Já o Governo Federal foi mal avaliado na pesquisa, com 37,5% dos entrevistados apontando a gestão como “ruim ou péssima”, contra 36,6% considerando a gestão do governo “boa ou ótima”.
Metodologia da pesquisa
De acordo com o Instituto Data MG, o levantamento foi feito por meio de ligações aleatórias para 500 telefones cadastrados em Minas Gerais, ouvindo homens e mulheres a partir de 16 anos. A pesquisa considera o universo de mais de 20 milhões de moradores do estado, porém, não especifica os resultados por cidades ou regiões onde o levantamento foi feito. A margem de erro, segundo o instituto, é de 4,4% para mais ou para menos.
Em Minas, Zema venceria Lula em uma eventual disputa pela presidência em 2026
O levantamento também considerou um eventual cenário de disputa de segundo turno entre o presidente Lula e o governador Zema para a presidência da república em 2026. Em Minas, Zema ganharia com 46,6% dos votos, contra 33,8% das intenções para o atual presidente. Clique e veja o resultado completo.