Prefeitura de Ipatinga abrirá propostas para construção do Mercado Central no próximo dia 12 de abril

Publicado em

 

A Prefeitura de Ipatinga divulgou nesta terça-feira (26) detalhes sobre a divulgaçõ do edital para construção do novo Mercado Central na cidade polo do Vale do Aço. As propostas para execução da empreitada, na qual serão investidas R$ 14 milhões, deverão ser abertas no próximo dia 12 de abril.

A nova atração da cidade deverá ter capacidade para abrigar 100 lojas. “O projeto para o complexo de compras representa um investimento estratégico na vitalidade econômica e social do município”, resumiu o prefeito Gustavo Nunes.

 O edital de concorrência eletrônica foi aberto na última sexta-feira (22). O estágio alcançado para operacionalização da obra foi comemorado pelo prefeito: “Trata-se de mais uma conquista histórica para a nossa população. Acreditamos que toda a sociedade terá muito a ganhar e, claro, a economia do município se fortalece ainda mais, significando criação de oportunidades de empregos e renda para os cofres municipais. Uma grande cadeia de negócios será aquecida, desde o setor de alimentação, passando pela construção civil, o transporte, o armazenamento, o comércio de uma maneira geral, até o turismo”.

De acordo com o edital, a partir da data de assinatura do contrato a empresa vencedora da licitação terá o prazo de cinco dias corridos para início dos serviços. O prazo inicial estabelecido para execução da obra é de um ano, mas há possibilidade de prorrogação.

O Mercado Central em Ipatinga

A Prefeitura destaca que a deia da construção do Mercado Municipal é antiga, de acordo com pioneiros da cidade. O projeto chegou a ser materializado na década de 1970, com uma grande construção no bairro Iguaçu. “Contudo, após vários anos a edificação se tornou um ‘elefante branco’, com desvio de finalidade, até ser vendida à iniciativa privada”, destaca o Executivo.

Para a construção do Novo Centro e Prefeitura decidiu reservar uma área significativa ao longo da avenida Zita de Oliveira. “Com um terreno abrangendo 1.741 m² e recursos federais da ordem de aproximadamente R$ 14 milhões disponibilizados para a execução, a visão é criar um espaço dinâmico e multifuncional que atenda às necessidades da comunidade”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Dijalma Pires.

O projeto do complexo de compras planejado prevê a construção de um amplo estacionamento, estandes e até 100 lojas. Está previsto que o mercado ofereça grande variedade de produtos, desde hortifrutigranjeiros até especiarias. Com o modelo de autogestão proposto, a Prefeitura espera que o mercado não só se integra à dinâmica do comércio popular, mas também abra portas para a criação de empregos diretos e indiretos.

“Assim, essa iniciativa não se limita apenas à construção de um espaço físico, mas representa um investimento estratégico na vitalidade econômica e social de Ipatinga, refletindo o compromisso contínuo do governo municipal com o progresso e bem-estar da comunidade”, finaliza o prefeito.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...