Prefeitura de Ipatinga abrirá propostas para construção do Mercado Central no próximo dia 12 de abril

Publicado em

 

A Prefeitura de Ipatinga divulgou nesta terça-feira (26) detalhes sobre a divulgaçõ do edital para construção do novo Mercado Central na cidade polo do Vale do Aço. As propostas para execução da empreitada, na qual serão investidas R$ 14 milhões, deverão ser abertas no próximo dia 12 de abril.

A nova atração da cidade deverá ter capacidade para abrigar 100 lojas. “O projeto para o complexo de compras representa um investimento estratégico na vitalidade econômica e social do município”, resumiu o prefeito Gustavo Nunes.

 O edital de concorrência eletrônica foi aberto na última sexta-feira (22). O estágio alcançado para operacionalização da obra foi comemorado pelo prefeito: “Trata-se de mais uma conquista histórica para a nossa população. Acreditamos que toda a sociedade terá muito a ganhar e, claro, a economia do município se fortalece ainda mais, significando criação de oportunidades de empregos e renda para os cofres municipais. Uma grande cadeia de negócios será aquecida, desde o setor de alimentação, passando pela construção civil, o transporte, o armazenamento, o comércio de uma maneira geral, até o turismo”.

De acordo com o edital, a partir da data de assinatura do contrato a empresa vencedora da licitação terá o prazo de cinco dias corridos para início dos serviços. O prazo inicial estabelecido para execução da obra é de um ano, mas há possibilidade de prorrogação.

O Mercado Central em Ipatinga

A Prefeitura destaca que a deia da construção do Mercado Municipal é antiga, de acordo com pioneiros da cidade. O projeto chegou a ser materializado na década de 1970, com uma grande construção no bairro Iguaçu. “Contudo, após vários anos a edificação se tornou um ‘elefante branco’, com desvio de finalidade, até ser vendida à iniciativa privada”, destaca o Executivo.

Para a construção do Novo Centro e Prefeitura decidiu reservar uma área significativa ao longo da avenida Zita de Oliveira. “Com um terreno abrangendo 1.741 m² e recursos federais da ordem de aproximadamente R$ 14 milhões disponibilizados para a execução, a visão é criar um espaço dinâmico e multifuncional que atenda às necessidades da comunidade”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Dijalma Pires.

O projeto do complexo de compras planejado prevê a construção de um amplo estacionamento, estandes e até 100 lojas. Está previsto que o mercado ofereça grande variedade de produtos, desde hortifrutigranjeiros até especiarias. Com o modelo de autogestão proposto, a Prefeitura espera que o mercado não só se integra à dinâmica do comércio popular, mas também abra portas para a criação de empregos diretos e indiretos.

“Assim, essa iniciativa não se limita apenas à construção de um espaço físico, mas representa um investimento estratégico na vitalidade econômica e social de Ipatinga, refletindo o compromisso contínuo do governo municipal com o progresso e bem-estar da comunidade”, finaliza o prefeito.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios