Vale e Governo de Minas firmam acordo para regularização ambiental de pequenas propriedades rurais

Publicado em

 

A mineradora Vale e o Governo de Minas assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do Programa de Regularização Ambiental em pequenas propriedades rurais. O acordo foi assinado por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), durante a abertura da Semana Florestal, nesta terça-feira (19), com a presença do governador de Minas Gerais em exercício, Mateus Simões.

De acordo com a Vale, a Área de Proteção Ambiental (APA) Cachoeira das Andorinhas, em Ouro Preto, será o primeiro local a receber as ações e servirá como área piloto. A empresa estima que o programa poderá abranger até 540 hectares na região.

“Essa é uma parceria muito relevante para nós, porque nos permite abrir mais um caminho para alavancar a agenda de restauração no Brasil. Apoiar a regularização ambiental de propriedades é uma importante forma de engajamento de proprietários rurais, apoiando a conscientização e o envolvimento cada vez maior da sociedade nessa agenda”, explica a diretora de Soluções Baseadas na Natureza da Vale, Patrícia Daros.

A previsão de que sejam investidos R$ 41,8 milhões durante oito anos, sendo que na primeira etapa serão realizadas ações de planejamento e treinamentos, visando o engajamento dos proprietários rurais da área contemplada, o que a mineradora considera fundamental para a implementação do projeto em campo.

Sem Titulo 13 4
Foto: Divulgação/ Vale – Acordo foi assinado pela diretora de Soluções Baseadas na Natureza da Vale, Patrícia Daros

“Fico feliz de ver a gente assinando esse acordo hoje porque regularização ambiental, especialmente para os produtores da agricultura familiar, é um desafio enorme. E isso é fundamental por uma série de motivos: primeiro porque é ambientalmente importante, mas também porque é uma maneira de criar a consciência do que eles precisam desenvolver daqui para frente e de como isso vai garantir um mercado mais adequado para os produtos dele. Infelizmente, no entanto, para eles o custo da recuperação ambiental é muito alto e, se nós não tivermos, mecanismos como esse a gente não vai chegar do outro lado”, disse o governador em exercício.

Ações previstas

Conforme informou a Vale, durante o período de vigência do acordo estão previstas ações de retificação dos Cadastros Ambientais Rurais (CARs) das propriedades, definição de protocolos para execução do programa, fornecimento de assistência técnica nas atividades, acompanhamento e monitoramento da restauração e apoio na estruturação de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O acordo também prevê a revitalização de dois viveiros do IEF pela Vale, localizados em Barbacena e Conselheiro Lafaiete. As mudas produzidas serão utilizadas na restauração ambiental das propriedades atendidas pelo programa.

“É mais uma ação que apoia as estratégias para endereçar a crise climática, a partir do sequestro de carbono, e permite o retorno de serviços ecossistêmicos fundamentais inclusive para a manutenção da produtividade dessas propriedades. Parcerias entre diferentes setores da sociedade são essenciais para conseguirmos escalar nossas ações e apoiar o atingimento das metas globais de clima e biodiversidade, revertendo as perdas e buscando a harmonia com a natureza”, finaliza Patrícia Daros.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios