Vale e Caterpillar firmam acordo para testar caminhões movidos a energia limpa

Publicado em

 

A mineradora Vale e a fabricante de veículos pesados Caterpillar anunciaram nesta semana a assinatura de um acordo para descarbonização de operações de mina. A parceria inclui a realização de testes com caminhões de grande porte movidos a bateria elétrica e com sistemas de transferência de energia, além da realização de estudos conjuntos para caminhões movidos a etanol.

De acordo com a Vale, a iniciativa visa contribuir no atingimento das suas metas de reduzir as emissões de carbono de escopos 1 e 2 (diretas e indiretas) em 33% até 2030 e zerar suas emissões líquidas até 2050.

Conforme divulgado pela empresa, os caminhões fora de estrada movidos a bateria estão em fase de desenvolvimento pela Caterpillar. Uma unidade com capacidade de 240 toneladas será testada pela Vale em suas operações em Minas Gerais. A Caterpillar também desenvolve um sistema de transferência de energia para caminhões, que será testado nas operações da mineradora no Pará nos próximos anos.

Ainda segundo a Vale, as duas empresas iniciarão ainda um estudo conjunto para um motor bicombustível para caminhões fora de estrada, que funcione com etanol e diesel. As emissões de diesel das operações de mina respondem por 15% das emissões diretas de CO2eq da Vale.

Entre os equipamentos de mina, o caminhão fora de estrada é o maior consumidor de diesel e, portanto, o maior emissor. Por isso, investir em iniciativas para descarbonização das minas, estabelecendo parcerias estratégicas, é fundamental para atingir as metas da empresa.

“Estamos desenvolvendo um portfólio de opções para descarbonizar as operações da Vale, como a eletrificação e o uso de combustíveis alternativos nas minas. As soluções mais viáveis serão adotadas”, explica a diretora de Energia e Descarbonização da Vale, Ludmila Nascimento. “Acreditamos que o etanol tem um grande potencial de contribuir para a meta de 2030 por ser um combustível já adotado em larga escala no Brasil, com uma rede estabelecida de fornecimento, e que requer uma parceria ativa com fabricantes. Estamos juntos para apoiá-los nesse objetivo”, complementa.

O diretor de Engenharia para Operações de Mina e Usina da Vale, José Baltazar, diz que os avanços relevantes no desenvolvimento da tecnologia dos caminhões elétricos nos últimos anos terão papel importante para a mineradora zerar as emissões líquidas até 2050: “Estamos oferecendo como campo de testes as nossas minas no Brasil, com suas características bem específicas, de forma a contribuir para o atingimento das nossas metas e para a construção de uma indústria de mineração mais limpa”.

A Caterpillar é a líder mundial em fabricação de veículos para mineração. A presidente do segmento de Indústrias de Recursos da empresa, Denise Johnson, destaca os benefícios da parceria: “A voz do cliente é um elemento crítico do processo de desenvolvimento de produtos da Caterpillar, e a Vale tem sido uma voz chave durante nossa longa história de colaboração em tecnologia e implementação de produtos. Esperamos continuar nossa colaboração à medida que lançamos a próxima geração das nossas icônicas soluções de mineração para apoiar os objetivos operacionais e ambientais dos nossos clientes.”

Metas da Vale estão alinhadas ao Acordo de Paris

Conforme divulgado pela Vale, desde 2020 a mineradora faz investimentos que podem alcançar até US$ 6 bilhões para atingir a meta de reduzir suas emissões diretas e indiretas (escopos 1 e 2) em 33% até 2030. O objetivo de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 está alinhado com o Acordo de Paris de limitar o aquecimento global abaixo de 2ºC até o fim do século.

A mineradora também assumiu o compromisso de reduzir em 15% suas emissões líquidas de sua cadeia de valor (escopo) 3 até o ano de 2035.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios