Florestas tropicais tiveram perda significativa de 3,7 milhões de hectares em 2023

Publicado em

 

O ano de 2023 testemunhou uma preocupante perda de 3,7 milhões de hectares de florestas tropicais, equivalente à destruição de dez campos de futebol.

Para autoridades locais e a comunidade internacional, o Brasil permanece como um desafio crucial no desmatamento, liderando a lista dos países com os piores cenários, apesar de uma queda de 36% no índice, impulsionada principalmente pela melhora na região amazônica.

Perde de florestas tropicais no Brasil foi de 30%

Esses dados foram revelados em um relatório anual elaborado pelo Laboratório de Análise e Descoberta de Terras Globais (Glad) da Universidade de Maryland, com base no monitoramento da plataforma Global Forest Watch (GFW) do World Resources Institute (WRI). A GFW, ativa desde 2014, fornece dados quase em tempo real sobre a proteção das florestas.

De 2022 para 2023, a perda de floresta primária no Brasil caiu de 43% para 30%. No entanto, o país ainda enfrenta uma situação mais grave do que a República Democrática do Congo e a Bolívia.

Embora Brasil e Colômbia tenham apresentado melhorias na conservação das florestas tropicais, houve retrocessos nas políticas de conservação em países como Bolívia, Laos, Nicarágua e outros.

Recomenda-se ao Brasil que trate todos os biomas com igual atenção. Enquanto a Amazônia registrou uma queda de 39% no desmatamento de floresta primária em relação a 2022, o Cerrado viu um aumento de 6%, mantendo uma tendência de crescimento nos últimos cinco anos, e o Pantanal sofreu com as consequências das queimadas.

Na Bolívia, a perda de florestas tropicais aumentou 27% em 2023. O país vizinho enfrenta seu terceiro ano consecutivo de aumento na perda de floresta primária e destaca-se por ter a terceira maior perda entre os países tropicais, mesmo tendo uma área de florestas menor que a metade da existente na República Democrática do Congo e na Indonésia.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios