Boletim mostra redução de 62% no desmatamento da Mata Atlântica em MG em 2023

Publicado em

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), da qual o governo mineiro participa efetivamente, Minas Gerais irá mostrar ao mundo mais um bom resultado contra o desmatamento.

O novo anúncio do Sistema de Alerta de Desmatamento do Atlântico (SAD) de quarta-feira (29) mostra que o desmatamento da Mata Atlântica em Minas caiu 62% nos primeiros oito meses de 2023, o que é melhor que o percentual de desempenho do Brasil de 59% . alto.

Os bons números se devem ao aumento dos esforços do estado no combate ao desmatamento, às fiscalizações preventivas e repressivas, bem como aos investimentos em estratégias de alta tecnologia e na coordenação com os municípios.

Dados mostram uma queda de 59% de desmatamento no Brasil

Dados consolidados na plataforma Alerta da Fundação SOS Mata Atlântica, Arcplan e MapBiomas mostram que 9.216 hectares foram desmatados no Brasil entre janeiro e agosto deste ano, uma queda de 59% em relação ao mesmo período do ano passado. No estado de Minas Gerais, a área diminuiu 62%, passando de 9.570 para 3.599 hectares.

Este declínio não é uma notícia isolada. O anúncio da SAD Mata Atlântica de julho registrou redução de 47% no desmatamento desse bioma no estado.

O número de alertas de desmatamento no estado também está diminuindo. Segundo dados do SAD Mata Atlântica, foram 1.513 alarmes em Minas Gerais em 2022 e 700 em 2023, uma queda de 46%.

Cerrado também apresenta bons números contra o desmatamento

Para o bioma Cerrado, Minas Gerais também apresenta bons números. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (28/11) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Minas conseguiu reduzir em 12% a área suprimida desse bioma.

Até 23 de novembro deste ano, Minas Gerais havia realizado um total de 10.118 fiscalizações, das quais 6.378 resultaram em infrações ambientais.

O número de fiscalizações em 11 meses já representou 95% de todo o ano de 2022, quando houve o recorde de 10.632 intervenções.

A Mata Atlântica continua sendo o bioma com mais operações (5.146 operações), seguida pelo Cerrado (4.662 operações) e pela Caatinga (262 operações).

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios