O que é o Quadrilátero Ferrífero?

Publicado em

O Quadrilátero Ferrífero é uma região de cerca de 7.000 Km² localizada no estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil. Caracterizada por suas grandes reservas minerais e alta capacidade produtiva, a região possui enorme importância econômica para o país.

A porção territorial que delimita a área passa por várias cidades de Minas Gerais. O nome da região surgiu a partir de uma observação feita pelo geólogo Gonzaga de Campos, no final dos anos 50. Gonzaga percebeu que a região com maior riqueza mineral está próxima às linhas que conectam as cidades de Rio Piracicaba, Itaúna, Casa Branca, Congonhas, Mariana e Itabira. Além dessas cidades, a região também é formada por Ouro Preto, Itabirito, Ouro Branco, Santa Bárbara, Belo Horizonte, Brumadinho e outras cidades mineiras.

mesosaurus
Mapa do Quadrilátero Ferrífero. Imagem: Mesosaurus.

Entre as grandes reservas minerais do quadrilátero, destacam-se minério de ferro, bauxita, ouro, manganês e até pedras preciosas, como as esmeraldas. Em função da descoberta dos minérios, o quadrilátero corresponde à área de maior concentração populacional do estado de Minas Gerais desde a Corrida do Ouro. A região possui uma grande importância econômica pois está diretamente relacionada ao desenvolvimento de indústrias siderúrgicas, automobilísticas, eletrônicas e de construções civis pelo fornecimento de matéria prima e geração de empregos.

O Quadrilátero Ferrífero desperta interesse na esfera privada. Apesar de muitas empresas, como a Vale, atuarem no local, a exploração de minérios precisa passar por autorização do governo federal. A extração mineral deve seguir a legislação ambiental e passar por vários estudos sobre os impactos ambientais que a mineração pode causar na região explorada.

Quadrilátero Ferrífero e meio ambiente

De acordo com Verônica Maria de Oliveira Casela, licenciada em geografia pela Universidade Federal de Viçosa, as empresas devem ter projetos com ações que possam mitigar os prováveis impactos. Para Verônica, a revegetação de áreas degradadas e o controle dos rejeitos no meio ambiente estão entre as principais medidas que devem ser adotadas por essas empresas.

Existe uma discussão acerca da exploração nas regiões de proteção ambiental localizadas no quadrilátero. A Serra do Curral, por exemplo, é uma área de interesse econômico para as mineradoras e para o Estado. No entanto, as entidades e movimentos ambientalistas estão se mobilizando socialmente para que isso não se concretize.

Clique no link e saiba mais sobre a mineração na Serra do Curral: https://cidadeseminerais.com.br/justica-impede-projeto-minerario-na-serra-do-curral/

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...