Ibram apresenta ferramenta de autorregulação a gestores da mineração e membros do governo

Publicado em

 

Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) promoveu um encontro entre CEO’s, diretores de mineradoras, representantes do governo e da Defesa Civil de Minas Gerais para a apresentação da Towards Sustainable Mining/ Rumo à Mineração Sustentável (TSMBrasil), ferramenta de autorregulação desenvolvida pela Mining Association of Canada/Associação de Mineração do Canadá (MAC).

No evento, realizado em Belo Horizonte nessa segunda-feira (4), o presidente do Conselho do Ibram e CEO da Anglo American, Wilfred Bruijn, destacou a importância da adoção do TSMBrasil pelas empresas mineradoras: “Este conjunto de métricas, protocolos e padrões técnicos é fundamental para que as empresas estejam sempre atualizadas, aprendendo e compartilhando conhecimento sobre sustentabilidade”.

“Nosso objetivo é implantar o TSMBrasil em um amplo processo com participação ativa dos associados e da sociedade. Queremos disseminar o máximo possível em termos de conhecimento e boas práticas relacionadas ao TSM e à mineração”, diz o vice-presidente do Ibram, Fernando Azevedo e Silva.

Azevedo e Silva ainda lembrou a importância do TSM como iniciativa “imprescindível” para todo o esforço setorial da mineração de reconstruir sua reputação perante os diversos públicos. O segmento teve a imagem severamente abalada por graves crimes ambientais que resultaram em tragédias humanas, como no rompimentos de barragens em Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019.

1 2
Foto: EBC – Ibram espera que ferramenta contribua para recuperação da imagem da mineração, abalada por graves crimes ambientais nos últimos anos

A ferramenta foi apresentada pelo presidente da MAC, Pierre Gratton, e pelo vice-presidente, Ben Chalmers. A partir desta quarta-feira (5), até o dia 7 de dezembro, eles ministrarão uma oficina de treinamento para a implantação do TSMBrasil, com o objetivo de apresentar o conjunto de possibilidades da ferramenta, além de mostrar o seu funcionamento e etapas operacionais. O evento é gratuito e direcionado às mineradoras.

Ibram vincula autorregulação a metas de ESG

O Ibram adotou o TSM em 2019, para orientar e apoiar empresas de mineração no gerenciamento de riscos ambientais e sociais. A entidade adaptou todos os protocolos para a realidade brasileira, a partir de um processo amplo e coletivo, com a participação da sociedade. Os documentos estão disponíveis no link:

Embora haja críticas de especialistas, políticos e autoridades quanto à práticas de autorregulação na mineração, o Ibram acredita que o TSM Brasil, combinado ao cumprimento das metas estabelecidas na Agenda ESG Mineração do Brasil, vai promover “uma intensa transformação positiva no desempenho da mineração em termos de sustentabilidade e segurança operacional”.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios