Conheça 5 filmes sobre mineração

Publicado em

A atividade mineradora é repleta de questões sociais, ambientais e econômicas. Por todo o mundo, muitas histórias começaram nas minas. Confira 5 dicas de produções audiovisuais fictícias e documentais sobre mineração.

1. Minas D’águas

“Minas D’águas” é uma produção documental brasileira de 2015 que mostra os fortes impactos causados pela mineração em Minas Gerais. O filme se passa no “Quadrilátero ferrífero-aquífero” e relaciona a exploração e produção do minério de ferro com os recursos hídricos da região, os quais são excessivamente consumidos em função da atividade mineradora. 

O documentário foi motivado pela existência de mais de 300 minas a céu aberto que consomem todo o aquífero da região. Além disso, ele aborda questões sobre a Serra do Gandarela e as bacias hidrográficas do Rio Doce e do São Francisco.

Dirigido por Danilo Siqueira, Minas D’água já foi premiado internacionalmente e está disponível no Youtube.

2. Gold – Ouro e Cobiça

“Ouro e Cobiça” é uma produção fictícia lançada em 2016 e dirigida por Stephen Gaghan. O filme conta a história de Kenny Wells, interpretado por Matthew McConaughey. O protagonista é um empresário ambicioso que viaja para a Indonésia com um geólogo trapaceiro em busca de minas de ouro para explorar. Kenny e Michael são surpreendidos por descobertas e enfrentam grandes dificuldades com seus inimigos na aventura. O filme é inspirado na história da Mineradora Bre-X e aborda, principalmente, as questões econômicas da mineração. Disponível na HBO Max

cena do filme gol reproducao omelete
Imagem do filme “Gold – Ouro e Cobiça”. Reprodução: Omelete.

3. Serra Pelada

O filme “Serra Pelada” é uma produção brasileira de 2013 dirigida por Heitor Dhalia. O drama conta a história de dois amigos que saem de São Paulo em busca das riquezas da Serra Pelada, no Pará. Ao chegar na maior região de garimpo do mundo, Joaquim e Juliano, interpretados por Julio Andrade e Juliano Cazarré, são corrompidos pela violência e ganância e sofrem as duras consequências. O filme está disponível para aluguel no YouTube e Apple TV.

carajas ufpa noticias
Minas em Canaã dos Carajás. Imagem: UFPA Notícias.

4. Terra Fria

Lançado no ano de 2006, Terra fria é um drama dirigido por Niki Caro e estrelado por Charlize Theron. A protagonista, Josey Aimes é uma mãe solteira recém divorciada que retorna à Minnesota em busca de um novo emprego. O contexto da época era de grande ascensão econômica das minas de ferro e Josey se torna uma das únicas mulheres da cidade que trabalha na mineração. Além de mostrar o árduo trabalho enfrentado pelos mineradores, o filme traz à tona o assédio e as dificuldades sofridas por uma mulher que se arrisca em um mercado de trabalho predominantemente masculino. O filme está disponível para ser assistido na HBO Max.

cena do filme terra fria
Cena do filme Terra Fria. Reprodução: Cinemarden

5. Na fronteira do fim do mundo

O documentário “Na fronteira do fim do mundo” é um média-metragem brasileiro feito no Pará em 2021 sob a direção e produção do jornalista Ismael Machado. O filme retrata os impactos causados pela mineração no estado do Pará e aborda a ambiguidade entre o lucro das grandes empresas mineradoras e a realidade dos moradores da região dos Carajás. O filme é de domínio privado.

Dica bônus: Minas vale Mais

“Minas vale mais” é uma produção audiovisual que dá destaque às riquezas naturais do estado de Minas Gerais como recursos hídricos, tradições e biodiversidade. A série de vídeos aborda os impactos da mineração com foco nas irregularidades e questões ambientais. Produzido em uma parceria entre Áurea e movimentos socioambientais do estado de Minas, a série está disponível gratuitamente no YouTube.

Imagem Minas vale mais reproducao Brasil de Fato
Imagem da série “Minas vale mais”. Reprodução: Brasil de Fato.

 

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios