Festur 2024 movimenta Ouro Preto nesta semana com ampla programação

Publicado em

 

A cultura e os destinos turísticos de Minas Gerais são destaques do 4º Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto (Festur 2024). O evento começou nesta quarta-feira (5) e vai até a sexta-feira (7), no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

O evneto é realizado pelo Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB) e produzido pela C:M Business Hub, com apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secult-MG, entre outras instituições.

De acordo com os organizadores, o objetivo do festival é fortalecer ainda mais o turismo mineiro, colocando o estado como a primeira escolha dos turistas em nível nacional e internacional, além de popularizar Minas no mercado global.

Minas Gerais concentra mais de 60% do patrimônio histórico do país, o que ressalta a sua importância enquanto destino turístico cultural e artístico. Guardião de legados e saberes que atravessaram séculos, além de ter uma cozinha eleita a melhor do país e uma natureza exuberante, o estado atrai visitantes do mundo todo, o que o mantém na liderança do crescimento do turismo, superando em 15 vezes a média nacional em fevereiro de 2024, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Festur integra os programas Mais Turistas e Minas para o Mundo: Mundo para Minas. Nele, o estande do Governo de Minas, organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), dará visibilidade especial aos patrimônios mundiais do estado reconhecidos pela Unesco: as cidades de Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina e o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte.

Quem apresentará os destinos aos visitantes são profissionais das próprias localidades. A expectativa é que 4 mil visitem o Festur nos três dias do evento, que tem entrada e atividades gratuitas.

Participarão da promoção turística representantes das Instâncias de Governança Regional (IGR) Pico da Bandeira, Circuito das Malhas, Trilha dos Inconfidentes, Circuito das Grutas, Mar de Minas, Campo das Vertentes e Circuito das Águas, além de parceiros do trade da Cordilheira do Espinhaço, Ouro Azul, Espinhaço Operadora, Ajuru, Minas Ecoturismo, Natventure, MHB Hotelaria, San Diego Hotelaria e Estrada Real.

Sabores, Tradições e Negócios

O Festur contará com 51 estandes. Estarão presentes empresas do trade, circuitos turísticos e artesãos de 11 cidades: Barão de Cocais, Brumadinho, Catas Altas, Capitólio, Conceição do Mato Dentro, Congonhas, Diamantina, Mariana, Juiz de Fora, Turmalina e Ouro Preto.

O tema de 2024 é “Sabores, Tradições e Negócios”. Cada um desses pilares dá nome a um espaço dedicado, respectivamente, à cozinha mineira, à cultura e ao empreendedorismo, promovendo uma programação que reflete a riqueza e a diversidade de Minas Gerais.

O “Espaço Sabores” terá várias cozinhas show, como as “delícias de amêndoas” e “caldo de vó Odete e banoffe à mineira”, entre outras opções. No “Espaço Tradições” serão ministradas oficinas de turbante e crochê, além de palestras como “Transformando pausas em oportunidades”.

No “Espaço Negócios” acontecerão encontros com receptivos, trocas de experiências sobre gestão e diversas palestras, entre as quais “Sustentabilidade no turismo” e “Royalties do minério, fundos municipais e o poder transformador do crédito para micro e pequenas empresas”.

Haverá, ainda, apresentações culturais e palestras no Espaço Gourmet, no foyer e no Teatro Ouro Preto.

O evento no Centro de Artes e Convenções da Ufop acontecerá das 14h às 22h. A entrada é gratuita, assim como a participação nas atividades, mas é necessário retirar ingressos na plataforma Sympla.

A exceção é em relação ao Fórum de Guias de Turismo, Profissionais de Cultura e Turismo de Minas Gerais, promovido pela Associação de Guias de Turismo do Brasil Seção Minas Gerais (Agturb), em comemoração aos seus 44 anos.

Conexão com os Estados Unidos

O Festur 2024 também celebra a conexão com os Estados Unidos. O intercâmbio se dará por meio de duas atrações: a primeira é o concerto do pianista americano Evan Magaro, que se apresentará às 19h30 desta quarta-feira, no Teatro Ouro Preto, ocasião da solenidade de abertura do festival.

Na quinta (6), às 19h, será a vez da palestra master “Encantar para fidelizar: excelência em atendimento e experiência do cliente”, baseada no livro “O jeito Disney de encantar os clientes e outros empreendedores visionários”.

Quem comandará a aula é a dupla composta por Hélio Cabral e Marcelo Fazzio, CEO e COO da Lux Academy Education, empresa de treinamento e desenvolvimento com ações nos Estados Unidos e no Brasil.

Importância do Festur

O Festur acontece em Ouro Preto, uma das cidades de maior potencial turístico de Minas Gerais, tendo em seu entorno atrativos como a Serra da Piedade, o Santuário do Caraça, o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada, o Inhotim e a própria capital mineira.

A localização privilegiada favorece a crescente relevância do festival, que já soma, nas edições anteriores, 127 cidades participantes, 14 países, 185 expositores, 11 regiões turísticas e mais de 9,5 mil visitantes. As informações são da Agência Minas.

SERVIÇO

Data: 5 a 7/6/2024 (quarta a sexta-feira)

Horário: 14h às 22h (Espaço Gourmet e Intervenções Culturais até meia-noite)

Local: Centro de Artes e Convenções da Ufop – Rua Diogo de Vasconcelos, número 328 – bairro Pilar, Ouro Preto (MG)

Inscrições: Gratuitas, via Sympla

 

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...