O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realiza desde o último mês de setembro a implantação de pavimentação e recuperação viária nos 14,7 km da AMG-4030. A estrada, entre a sede do município de Marliéria e o Parque Estadual do Rio Doce, no colar metropolitano do Vale do Aço, é considerada estratégica para desenvolvimento do turismo na região.
As intervenções fazem parte do Provias e devem beneficiar cerca de 200 mil pessoas, segundo o DER-MG. Ao todo, são investidos R$ 26 milhões no trecho que, junto com a recém-inaugurada rodovia MG-760, deve impulsionar a economia e aumentar a visitação ao Parque Estadual do Rio Doce.
O parque reúne atrativos para o turismo ecológico e de aventuras. O Parque Estadual do Rio Doce é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do turismo rural e ecológico local, que é fortalecido pela presença de pousadas, propriedades rurais e áreas de camping e corresponde a uma das principais fontes de renda de Marliéria, ao lado da agropecuária. Saiba mais.
Já a MG-760 é considerada uma rodovia estratégica por conectar a BR-381 com a BR-262, facilitando a ligação dos Vales do Aço e do Rio Doce com a Zona da Mata mineira. Saiba mais.
Intervenções na AMG-4030
Conforme informou o DER-MG, a obra na AMG-4030 é dividida em dois segmentos: do KM 0 ao KM 7,5 é implantação e pavimentação do trecho de terra. Já do KM 7,5 ao KM 14,7 é a recuperação do trecho já pavimentado.
As intervenções começaram pelo trecho não pavimentado, ainda segundo o DER-MG. As equipes do órgão executam os serviços de terraplenagem e estabilização de talude com a execução de muro de contenção em gabião, técnica utilizada para contenção, estabilização de taludes e controle de erosão.