Distritos de Brumadinho receberão recursos em ação de reparação

Publicado em

 

Os proponentes de quatro iniciativas socioambientais contemplados pela plataforma Semente receberam os termos de compromisso dos projetos a serem aplicados nos distritos de Tejuco e Monte Cristo, em Brumadinho. As ações serão dedicadas à população afetada diretamente pela tragédia ambiental ocorrida no município, em 2019. As propostas vão receber recursos de R$ 1,2 milhão provindos de medidas compensatórias ambientais, direcionados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Brumadinho.

Os quatro projetos selecionados são: BioPraça, que pretende revitalizar uma importante praça de convívio social, transformando-a em área verde de lazer e espaço educativo; Nossa Terra, que consiste na produção de um livro coletivo sobre a história ambiental e cultural do povoado; Tejuco Solar, que promoverá a instalação de placas fotovoltaicas em casas de famílias selecionadas; e Meu Quintal é Sustentável, que tem como objetivo a construção de sistema biodigestor em moradias vulneráveis de Tejuco e Monte Cristo, distritos de Brumadinho.

De acordo com o MP, após a seleção dos projetos selecionados, as próximas etapas são: abertura de conta específica referente a cada projeto; assinatura on-line do Termo de Compromisso; o repasse dos recursos; a definição de data de início das atividades; e a transferência do valor do Percentual sobre Despesas Operacionais (PDO) em conta indicada pela equipe multidisciplinar.

Plataforma Semente  

A plataforma Semente é uma iniciativa do MPMG, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), em parceria com o CeMAIS, para proposição de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público.

Na última segunda-feira (4), um encontro na Escola Municipal Maria Solano Menezes Diniz, no distrito de Tejuco, reuniu a equipe da plataforma Semente com os representantes de projetos contemplados pela inciativa, com a promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Brumadinho, Ludmila Costa Reis, e a diretora-presidente do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), Marcela Giovanna, além do prefeito Avimar de Melo Barcelos.

A coordenadora do Semente, Renata Fonseca, afirmou que “a equipe multidisciplinar seguirá acompanhando de perto os projetos a serem executados – não para fiscalizar, mas como parceira –, para que cada um deles alcance seus objetivos com segurança e transparência”.

Uma das proponentes do projeto Nossa Terra, Helen Moreira, celebrou a contemplação da proposta do livro que, segundo ela, virá como um reencontro com sua terra e seus costumes. As informações são do MPMG

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios