Uma falha no fornecimento de energia elétrica afetou várias cidades em todos os estados da Federação e no Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (15). O único estado não afetado foi Roraima, por não fazer parte do Sistema Interligado Nacional (SIN). O caso é tratado pelo Governo Federal como um apagão.
O Operador Nacional do Sistema informou, em nota, que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, o que afetou também o Sudeste. “As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]”, disse o órgão.
Ainda segundo a nota, a pane foi parte de uma “ação controlada” do para evitar maiores danos à rede elétrica do país. O Ministério de Minas e Energia determinou a criação de uma sala de situação para apurar as causas do incidente. Não há relação do fato com falta de energia provocada por seca, segundo o governo.
O apagão afetou moradores e prejudicou o funcionamento de serviços públicos em várias capitais. Linhas do metrô pararam em Belo Horizonte e São Paulo, mas a energia foi rapidamente restabelecida na maior parte do país. Em Itabira, foram pelos menos 30 minutos sem energia.
Atualizado às 16h12