Revista e Portal Cidades e Minerais são parceiros oficiais da Edição 2023 da Exposibram, promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Sucesso na edição passada, em Belo Horizonte, o evento deste ano será promovido entre os dias 28 e 31 de agosto em Belém, no Pará, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia.
Com realização anual, a Exposibram é considerada um dos mais relevantes e tradicionais eventos de mineração da América Latina, com participação das principais entidades relacionadas ao setor mineral. Além de ser a maior vitrine para geração de
negócios do segmento, com rodadas entre os participantes inscritos, nela são debatidos os cenários e tendências da mineração no Brasil e no mundo.
“O evento reúne as principais companhias mineradoras com atuação nacional e global, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas
relacionados à indústria mineral nacional e internacional”, resume o Ibram.
Ainda de acordo com os organizadores, o evento também é um espaço para criar conexões com as empresas, profissionais, autoridades e pesquisadores. A programação conta com talk shows, painéis com debates, palestras e várias outras atrações.
A Exposibram apresentará uma feira internacional de negócios com 3.500m² metros quadrados, distribuídos em estandes com empresas nacionais e internacionais.
O Congresso
Paralelamente à feira, cuja visitação é gratuita, é realizado o Congresso Brasileiro de Mineração. Empresas e prestadores de serviços de diversos setores da cadeia mineral inscritos terão a oportunidade de se atualizar por meio de um dos mais esperados acontecimentos do setor mineral brasileiro.
O evento atrai, a cada edição, mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação conta com palestras, debates, talk shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas dos negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, entre outras.
Temas como mudanças climáticas, energia renovável e sustentabilidade na mineração estão em pauta no congresso. “É nossa obrigação garantir o futuro das próximas gerações. Não haverá nada mais vergonhoso se não fizermos o máximo para deixar
aos nossos filhos e netos um mundo melhor do que o que recebemos”, afirma o diretor presidente do Ibram, Raul Jungmann.
Informações e a programação completa da Exposibram e do Congresso Brasileiro de Mineração podem ser consultadas no site do evento.