Nova lei em Minas prevê multa de R$ 5 mil por maus-tratos a animais acorrentados

Publicado em

Manter animais acorrentados de forma contínua passa a ser oficialmente reconhecido como maus-tratos em Minas Gerais. A nova legislação, sancionada sob o número 25.201 na última quarta-feira (9) estabelece punições severas aos responsáveis por essa prática, especialmente nos casos em que a condição de aprisionamento resultar na morte do animal — nesses casos, a multa aplicada será de R$ 5 mil.

A medida representa um avanço significativo na proteção dos direitos dos animais e segue princípios internacionais de bem-estar animal. A justificativa do projeto cita cinco liberdades fundamentais que devem ser asseguradas: liberdade de movimento, acesso a alimento e água, ausência de dor ou lesões, ambiente confortável e a possibilidade de expressar comportamentos naturais.

Mudança de paradigma na proteção animal contra os maus-tratos

O entendimento de que correntes e outros mecanismos de restrição limitam não apenas a mobilidade, mas também a saúde física e emocional dos animais, foi central para a sanção da nova lei. Segundo especialistas em bem-estar animal, a prática de manter bichos acorrentados de forma constante os impede de agir de forma natural, além de causar desconforto extremo e sofrimento psicológico.

Com a nova norma, autoridades de fiscalização em Minas Gerais poderão agir com mais rigor diante de situações de negligência, especialmente em áreas urbanas e rurais onde essa prática ainda é comum. A expectativa é que a legislação funcione como instrumento de conscientização e também como ferramenta jurídica para combater os maus-tratos de forma mais eficaz.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios