Prefeitura de Ipatinga intensifica ações de apoio às vítimas das chuvas

Publicado em

 

A Prefeitura de Ipatinga, em parceria com as Defesas Civis municipal e estadual, além de diversas secretarias municipais, continua a mobilização de todos os recursos disponíveis para oferecer dignidade e suporte às vítimas das fortes chuvas que assolaram a cidade nas últimas horas.

No estádio Ipatingão, uma das principais unidades de apoio, já foram abrigadas 47 pessoas, além de outras 20 na Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira. Nessas instalações, os afetados pela tempestade recebem quatro refeições diárias, colchões, cobertores e cuidados gerais de uma equipe de servidores dedicados.

A Prefeitura também montou um posto de saúde no Ipatingão, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem prontos para atender os desabrigados.

Para ajudar a lidar com o impacto emocional, uma equipe de psicólogos está disponível para atender os atingidos, proporcionando suporte emocional em um momento de grande tensão. Em dois contêineres, foram instaladas unidades de saúde sentinela, com equipes médicas completas para oferecer atendimentos de rotina.

Mantimentos e apoio contínuo da comunidade

WhatsApp Image 2025 01 13 at 17.24.34 1

Na tarde de segunda-feira (13), dois caminhões da Defesa Civil Estadual descarregaram no Ipatingão colchões, materiais de limpeza e cestas básicas, que serão distribuídos para os abrigados.

A comunidade local também tem se mobilizado, realizando doações, embora a prefeitura tenha alertado que o volume de vestimentas já foi suficiente, não sendo mais necessária a entrega desses itens.

Apesar dos esforços, a cidade continua enfrentando chuvas intensas, com o risco de novos deslizamentos e inundações. As últimas medições pluviométricas indicaram volumes significativos de chuva nas últimas 12 horas: 81,2 mm no bairro Bethânia, 74,4 mm no Bom Retiro e 58,6 mm no Bom Jardim.

A Prefeitura de Ipatinga reforça a recomendação para que famílias em áreas de risco busquem abrigo nos pontos de apoio disponíveis, pois a prioridade continua sendo a preservação da vida.

Pontos de apoio em Ipatinga e cadastro

WhatsApp Image 2025 01 13 at 17.24.35

A Prefeitura segue com o trabalho de recepção e triagem em diversos pontos da cidade, com estruturas de atendimento e cadastro abertas nas seguintes localidades:

  • Escola Municipal Artur Bernardes (rua Jordão, 66 – Canaã)
  • Escola Municipal Chirlene Cristina (rua Monza, 25 – Bethânia)
  • Escola Estadual Elza Moreira Lage (rua Sálvia, 170 – Chácaras Madalena)
  • Evaldo Fontes (rua Salmão, 486 – Chácaras Oliveira)

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios