Atingidos pela tragédia de Mariana se manifestam em Londres após BHP minimizar controle da Samarco

Publicado em

 

Na manhã de quarta-feira (23), um grupo de atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, se reuniu em frente à sede da multinacional BHP, em Londres, para protestar contra as alegações da empresa em um julgamento que questiona sua responsabilidade na tragédia.

A manifestação, marcada pela indignação, contou com a presença de indígenas, quilombolas e familiares de vítimas, que buscam justiça após quase nove anos sem indenizações adequadas.

Alegações da BHP e a reação dos atingidos pela barragem de Mariana

Durante o julgamento, que se aproxima de sua conclusão, os representantes da BHP insistiram que a Samarco, empresa responsável pela barragem, é apenas um investimento, e não um braço operacional da multinacional.

Essa declaração gerou revolta entre os manifestantes, que sentem que a BHP tenta se eximir de responsabilidades, apesar de ser sócia da Vale no controle da Samarco.

O escritório internacional Pogust Goodhead, que representa os atingidos, acionou a BHP na justiça inglesa, reivindicando R$ 248 bilhões (aproximadamente 44 bilhões de dólares) em compensação.

Os advogados da empresa argumentaram que os dividendos recebidos da Samarco não implicam responsabilidade direta pelo rompimento da barragem. Entretanto, essa defesa não convenceu os manifestantes, que trouxeram garrafas com água turva do Rio Doce para simbolizar a devastação causada.

Os atingidos em Mariana se reuniram pacificamente, exibindo faixas e cartazes, enquanto clamavam por justiça em relação ao que consideram uma negligência da BHP. Mesmo sem a presença de representantes da empresa, a segurança do edifício registrou a ação dos manifestantes, que enfatizaram a necessidade de reconhecimento e reparação pelos danos sofridos.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios